• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios

    Singularidade: A tríade do seu sucesso profissional

    Nome do Colunista Cristiano Moreira 15/03/2018

    Como você se define profissionalmente?  Você sabe qual é a sua singularidade?  Como descobrir o seu diferencial? Você já encontrou a sua vocação?

    Encontrar a singularidade é um dos elementos fundamentais no empreendedorismo. Vamos explorar sobre tema a seguir. Prontos? Então vamos!

    Por que você precisa encontrar a sua singularidade?
    Um dos segredos da prosperidade é encontrar a sua singularidade. É o seu empoderamento profissional e o motor para gerar valor e mudança na vida das pessoas. Sem a sua singularidade, você não se torna uma pessoa realizada, reconhecida ou bem sucedida. A singularidade é a chave para você empreender e ter sucesso profissional.

    O que é a singularidade:
    Mas afinal de contas o que é a singularidade? É a combinação de suas habilidades, paixões e utilidade para o mercado. Aquilo que você sabe e gosta de fazer, e que seja útil para as pessoas. Esta é a sua singularidade, e o seu diferencial; é a sua vocação, o ajuste entre seus talentos, interesses e paixões.

    A singularidade é também o seu motor econômico. A forma como você faz dinheiro e gera valor na vida das pessoas. Para isso você precisa encontrar a tríade da sua vocação: talento, paixão e mercado. A seguir, vamos ver cada um destes elementos.

    Como encontrar a sua singularidade?
    1º Talentos: Acesse os seu poderes pessoais:  Na PNL e na Neuro-semântica, falamos sobre o empoderamento; Poder é a sua capacidade de agir de maneira eficaz e eficiente. Quanto mais poder, maior será a sua capacidade de responder as situações da vida. Temos quatro poderes pessoais: o poder de pensar e sentir, (poderes particulares, só você tem acesso direto ao que você pensa e sente) e os poderes de falar e agir (poderes públicos, as pessoas podem ver e ouvir você). A partir destes poderes básicos, surgem as suas habilidades e competências. Todas as habilidades são criadas a partir destas quatro respostas. Acesse os seus quatro poderes; o que você sabe fazer e falar?  Quais são seus talentos que envolvem seus pensamentos e suas emoções? Faça uma lista das coisas que você sabe fazer: cozinhar, escrever, falar etc. Acessar seus poderes de resposta cria recursos para encontrar sua singularidade.

    2º Paixão: Identifique suas Paixões: Paixão é sobre o que você gosta de fazer! Existem duas formas de identificarmos as nossas paixões. Através do que você sabe fazer ou que você pode criar e aprender a fazer. Talvez você goste de comida e falta a habilidade de cozinhar, você pode entrar em um curso de gastronomia por exemplo. Faça uma lista do que você gosta de fazer para encontrar a sua singularidade.

    3º Descubra como gerar valor na vida das pessoas: Empreender é a arte de encontrar oportunidades onde existem problemas. Onde as pessoas veem dificuldade o empreendedor vê oportunidade para fazer acontecer. Depois de encontrar as suas habilidades e paixões, é importante combinar estes elementos ás necessidades das pessoas e do mercado atual.

    Quais são as principais necessidades das pessoas hoje em dia? Quais necessidades são uma oportunidade para você empreender? Faça uma análise da forças e fraquezas do mercado; quais são as tendências atuais, como os seus talentos podem ser uma oportunidade, e quais as possíveis ameaças que podem surgir a partir deste empreendimento; chamamos isso de análise S.W.O.T. (Forças, Fraquezas, Oportunidades, ameaças)

    E se faltar algum dos elementos? Só a tríade basta?
    A combinação dos seus talentos, paixões e oportunidades de mercado, é a sua singularidade. Muitas vezes você talvez não conseguirá encontrar algo que sabe fazer, que gosta de fazer e ao mesmo tempo algo que seja lucrativo, mas você pode ajustar encontrando mais paixão no que você é bom em fazer ou até aprender algo que gostaria muito de saber fazer porque é do seu interesse, ou até aprender e gostar de algo que seja hoje uma tendência do mercado que vale a pena explorar e lucrar.

    Outra coisa muito importante é que não basta encontrar os três elementos. É preciso desenvolver todo este processo com muita autodisciplina. É a bússola interna do seu sucesso externo. É como você gerencia o seu caminho rumo a prosperidade. Sem autodisciplina é impossível ser bem sucedido em qualquer área. Para ser autodisciplinado você precisa encontrar o seu grande “porque” e a sua identidade para fazer o que precisa ser feito. Você é proativo? Está disposto a assumir responsabilidade pelo seu sucesso e ir adiante com seus planos? Você se permite ser independente para começar sua jornada empreendedora? A autodisciplina é a “liga” de todo o processo na tríade da singularidade.

    Resumindo:
    Singularidade é amar o que você faz, sabe fazer e tem afeição pelos seus clientes e fornecedores. Esta é a sua vocação! Até se você quer empreender como empregado, encontre um trabalho que tenha esta combinação e você será bem sucedido em seu emprego também.

    A possibilidade de gerar singularidade está a sua disposição, e quando você encontrar o seu diferencial, você terá encontrado o motor da sua prosperidade e será imparável no caminho para o sucesso!

    Cristiano Moreira Palestrante e formador de pessoas há 20 anos na área religiosa. Desde 2009 ampliei a minha área de atuação por meio do autoconhecimento, Coaching e outras formações. Tornei-me Coach Treinador comportamental em PNL e Neuro-Semântica, Hipnoterapeuta e atuo na área de Gestão de Pessoas - minha formação academia. Em 2015, fundei a Dynamis, com objetivo de levar empoderamento e desenvolvimento nas áreas profissional e pessoal.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.