Como se tornar um Líder Empreendedor

Nome do ColunistaCristiano Moreira 28/04/2018

Qual é a diferença entre empreendedorismo e liderança? Porque você precisa ser um líder empreendedor? Como tornar-se um líder empreendedor? Quais as características de um líder empreendedor? Vamos nos guiar através destas perguntas para descobrir o potencial de liderança dentro do empreendedorismo.

Qual é a diferença entre empreendedorismo e liderança?

Empreendedorismo e liderança são competências muito parecidas mas que possuem também as suas diferenças. O empreendedor é alguém que faz acontecer, mas não está preocupado em criar seguidores e sim clientes. O escritor e treinador de líderes John C. Maxwell diz que “se você acha que é líder e olha para os lados e para trás e não vê ninguém seguindo você, então você só saiu para dar uma volta”. Quando o empreendedor começa a gerar seguidores e não apenas produtos ou serviços para o mercado, então o empreendedor está entrando no círculo da liderança e precisa trabalhar as características que um líder empreendedor precisa ter senão será negligente com o “chamado” que está acontecendo em seus negócios e não apenas vai decepcionar seguidores como perder clientes também.

Mas porque eu preciso me tornar um líder empreendedor?

É um processo! Normalmente quando você é um empreendedor que já possui algumas características de liderança, você se torna uma referência e não apenas o seu produto ou serviço. Você pode se tornar um líder empreendedor se você quiser ser referência para outros e ser lembrado nos momentos em que precisarem de uma pessoa igual a você. Ser um líder empreendedor faz-se necessário quando você não empreende apenas por sobrevivência ou dinheiro, mas também como uma missão de vida, fazer a diferença na vida das pessoas. Empreender apenas para sobreviver ou ganhar dinheiro é válido porém medíocre, porque você limita o seu potencial de autorrealização quando faz isso. Na Neuro-semântica e PNL, trabalhamos a psicologia da autorrealização e como ser o seu maior e sua melhor versão. Então se você deseja viver a autorrealização na sua vida profissional e no empreendedorismo então você precisa ser um líder empreendedor.

Como tornar-se um líder empreendedor?

Para se tornar um líder empreendedor você precisa gostar de pessoas e de ajudá-las. O empresário de mais de 400 empreendimentos diferentes Richard Brandson diz que a formula do líder empreendedor é ousar fazer o bem, se divertir com isso e fazer dinheiro.

Liderança é uma competência que pode ser adquirida através do conhecimento teórico e prático e da experiência de vida. Existem diversos tipos de lideranças assim como existem diversos tipos de empreendedores. Se você é alguém que superou problemas em sua vida profissional ou pessoal, então você pode ser líder nesta área. A liderança empreendedora nasce da nossa própria vivência e das competências que desenvolvemos a partir desta experiência. Na PNL trabalhamos a modelagem de excelência de líderes empreendedores, por isso apresento aqui 5 características para você se tornar um em sua área de atuação.  

Quais as características de um líder empreendedor?

Vamos ver algumas características de um líder empreendedor através da PNL.

  1. Capacidade de se conectar com pessoas: “as pessoas não se importam com o que você sabe até que elas saibam o quanto você se importa” John C. Maxwell.  A arte de conectar-se com pessoas é chamada de Rapport que é assemelhar-se ao modelo de mundo da outra pessoa. Desenvolva empatia para ser um líder empreendedor;
  2. Entenda de gente: “Se você quiser ensinar latim para João saiba mais de João do que de latim” Esta não diz para você saber pouco sobre o seu negócio mas se você precisa saber muito sobre negócio mais ainda sobre pessoas então; estude como as pessoas são, aprenda a arte da linguagem corporal para ser um líder empreendedor;
  3. Tenha inteligência emocional: Inteligência emocional é como reconhecer e gerenciar as emoções próprias e dos outros para usa-las como recursos positivos em sua liderança. Para ser um líder empreendedor é importante que você aprenda a transmitir não apenas a mensagem da sua liderança empreendedora com a cabeça mas também com o coração;
  4. Aprenda a engajar pessoas: Uma das competências que tem mais ajudado líderes a desenvolver engajamento é o coaching. O coaching ajuda as pessoas a alcançarem suas metas e encontrar respostas através de perguntas. Desenvolva a habilidade de fazer perguntas para engajar e tornar-se um líder empreendedor;
  5. Mentalidade ganha/ganha: Este é um dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, e o que vai ajudar você a ser um líder empreendedor. A mentalidade ganha/perde torna a pessoa competitiva e sai do propósito de ajudar e ser um líder de verdade. Já a mentalidade perde/ganha torna você um líder fraco que não sabe impor o seu próprio valor. A mentalidade ganha/ganha é o que torna os empreendedores.

Existem outras características que formam o líder empreendedor e estas são essenciais. Em próximos artigos falarei sobre cada uma delas.

ACESSA.com - Como se tornar um L?der Empreendedor