Do desamparo ao otimismo: como dar a volta por cima diante das situações indesejadas  

Cristiano Moreira Cristiano Moreira 21/08/2018

Você já se sentiu desamparado em alguma situação? Como isso acontece conosco? Muitas vezes entramos nestes estados de desamparo e não conseguimos sair; é quando precisamos de uma fórmula de transformação. Mas existem outros momentos, em que nos sentimos muito otimistas e parece que o mundo está todo ao nosso favor, você já se sentiu assim?

Neste momento é que precisamos de chave ou botão que sempre nos remeta a este estado quando mais precisarmos. É isso que a PNL (Programação Neurolinguística) nos ensina. Como gerenciar nossos estados emocionais. Normalmente somos conduzidos por situações externas que nos desamparam ou nos animam, e ficamos na expectativa de que as coisas externas resolvam os nossos problemas, e com isso, ficamos reféns de altas expectativas que acabam em mais desamparo ainda. As duas formas de pensar, desamparo e otimismos, são construções de nossa forma de interpretar as situações em que vivemos. Nós aprendemos a ficar desamparados porque desde criança vimos que somos mais “especiais” quando estamos doentes do que quando estamos bem.

Além disso, criamos expectativas irreais que geram emoções tóxicas. Sim, as emoções negativas surgem quando nossas expectativas são maiores do que a realidade, assim como a nossa felicidade surge quando as nossas expectativas estão abaixo da realidade. Então quer dizer que não podemos ter alta expectativas com as experiências da vida? Claro que não é isso. O que precisamos é equilibra expectativas com realidade para não criarmos desamparo com facilidade.

Como geramos desamparo e otimismo?
(A Formula para dar a volta por cima)

Mas como sair do desamparo? Se o desamparo é criado, e na PNL buscamos a modelagem das experiências subjetivas, então o que eu vou mostrar a você agora são os três passos para gerar desamparo, e depois de cada um deles, os três passos para gerar otimismo.

1º passo para gerar desamparo: Entenda a situação que está acontecendo, e que não era desejada, como algo PESSOAL:  Sempre que você se sentir desamparado em alguma situação, você provavelmente está tornando aquilo algo pessoal. Como sair disso?

1º passo para gerar otimismo: Entenda que não é pessoal, é algo que acontece com os seres humanos, e EU SOU MAIS DO QUE ACONTECE COMIGO; seja lá o que estiver acontecendo com você, pense de uma maneira empoderadora “o que acontece comigo não é pessoal mas acontece com outros também, no entanto eu posso superar como outras pessoas já o fizeram também”.

2º passo para gerar desamparo: Entenda a situação que está acontecendo, e que não era desejada, como algo PERMANENTE:  Outra coisa comum quando fazemos desamparo em alguma situação, é achar que aquilo não vai acabar. Que aquela situação ou sofrimento vai durar para sempre, quando não é verdade. Podemos gerar otimismo com relação a isso também.

2º passo para gerar otimismo: Entenda que TUDO PASSA. Nada dura para sempre. Aprenda a viajar no tempo em sua mente e ir até o futuro para ver que lá, esta situação ou sofrimento não existe mais. Victor Frankl da Logo Terapia, viveu nos campos de concentração e observou que as pessoas que sobreviviam nos campos nazistas eram as que não se entregavam ao desespero mas mantinham a esperança. Veja-se no futuro melhor sem aquela situação. Seu otimismo será uma bússola para você encontrar este futuro.

3º Passo para gerar desamparo: Entenda a situação que está acontecendo, e que não era desejada, como algo PENETRANTE:  Algo que acontece em alguma área da nossa vida mas nós deixamos que afetem várias áreas ou até todas em nossa vida. Como sair disso e criar otimismo?

3º Passo para gerar otimismo: Entenda que A VIDA É MUITO MAIOR QUE AQUILO QUE ESTA ACONTECENDO. Não é sobre tudo na sua vida, é sobre uma área específica, e por isso você dará a volta por cima e perceber que existem outras coisas na sua vida que precisam de sua atenção e até fortificar esta parte específica onde a situação está acontecendo.

Use o Mapa da sua mente para sua Jornada de sucesso

Eu não sei o que está acontecendo com você ou em que você já se sentiu ou ainda sente desamparo, mas estes são só três passos para sair do desamparo para o otimismo e você pode porque é maior que está situação, porque tudo passa e a sua vida é mais do que isso. Saia do desamparo agora, gere otimismo em sua vida e comece hoje com a sua imaginação (o mapa da mente para a sua jornada do sucesso) a criar um futuro extraordinário para você.

Faça do seu futuro algo tão grande que o seu passado fique de vez para trás e que o seu presente seja o lugar onde este futuro está sendo construído. Faça este salto agora, do desamparo ao otimismo! Seja feliz!

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.