A importância de trabalhar a Consciência Financeira nas empresas  


[COLUNISTA_NOME] 5/05/2020

Caro empresário, como anda a saúde financeira dos seus colaboradores? Você já pensou no bem que fará levando este assunto para dentro da sua empresa?

A educação financeira dever ser tratada como parte da responsabilidade social de uma empresa, beneficiando seus colaboradores, familiares e a comunidade de uma forma geral. Além disso, a própria empresa pode se beneficiar ao trabalhar a Consciência Financeira de seus empregados.

O desequilíbrio financeiro pode ser um dos fatores que perturba o bem-estar de um colaborador, interferindo na produtividade do trabalho. E pouco adianta os empregadores tentarem ajudar concedendo aumento salarial ou benefícios sem fornecer orientações eficientes de como administrar melhor seu dinheiro.

O brasileiro tem uma carência importante que é a falta da cultura de poupar. Ele não é muito exposto à educação financeira, apesar de sermos uma sociedade voltada ao consumo. A maioria das pessoas não sabe o quanto gastam com cada item de seu orçamento e vão se endividando e quando se dão conta não conseguiram montar um patrimônio e uma reserva que lhes garantam uma independência financeira.

Um ciclo de palestras, seminários e treinamentos com diversos assuntos relacionados ao tema pode ser o início de um processo. E estes eventos podem acontecer também através da educação à distância (Ead). É importante saber que os resultados podem vir a acontecer no médio e longo prazo, pois muita das vezes é preciso entender o momento de vida da pessoa, para ter uma visão de como ela chegou àquela situação financeira e como construir meios para sair dela, ou mesmo se preparar para evitá-la. Mas as empresas têm de persistir e estar sempre preocupadas em levar um conteúdo de qualidade para seus colaboradores.

Que possamos aproveitar deste momento tão difícil que estamos vivendo para cuidar não apenas da nossa saúde física, emocional e espiritual, mas também da nossa saúde financeira! Espero que fiquem bem em casa. Saúde para todos nós e até a próxima coluna!

ACESSA.com - A import?ncia de trabalhar a Consci?ncia Financeira nas empresas