Empreendendo em um novo projeto


[COLUNISTA_NOME] 15/07/2020

Olá internautas! Espero que estejam todos bem dentro das possibilidades!

Como sabemos muitos empreendedores estão precisando se reinventar neste momento.

E diante de uma oportunidade ou de uma ideia inicialmente boa de abrir um negócio novo, muitas pessoas ficam motivadas e ansiosas para iniciar logo o empreendimento. Muitas vezes chega-se a pensar de que a ideia é tão perfeita que não é necessário um planejamento antecipado, o negócio vai dar certo!

Mas fazer um estudo da viabilidade econômica financeira é essencial para o sucesso do negócio. De acordo com várias pesquisas realizadas, um dos motivos de muitas empresas fecharem as portas antes de completarem dois anos de sobrevivência é falta de planejamento.

Um estudo de viabilidade econômica financeira proporciona subsídios para a tomada de decisão estratégica dos empreendedores. Com base em projeções de faturamento e gastos totais desenvolvidas através de cenários otimistas, moderado e pessimista é possível estimar o resultado da empresa, verificando se ela irá operar com lucro ou prejuízo e em quanto tempo terá o retorno deste investimento.

Então, se a ideia inicial de abrir um negócio é viável, o empreendedor fica mais seguro para iniciar as atividades. Caso contrário, com o estudo em mãos é possível fazer alguns ajustes no negócio ou partir para um novo projeto.

Além de auxiliar o empreendedor em tomadas de decisões estratégicas, este estudo pode também ser apresentado para possíveis investidores a fim de buscar um financiamento total ou parcial do empreendimento. Desta forma, pode-se dizer que a busca de informações e o planejamento são um dos fatores essenciais antes de investir em um novo negócio. Estude a sua ideia e sucesso!