Plano de Negócios: Ferramenta essencial para quem deseja empreender


Carolina Lopes 11/08/2020

Olá internautas! Desejo que estejam todos bem dentro das possibilidades. Na coluna do mês passado foi abordado o tema viabilidade econômica financeira para o sucesso de um novo projeto. Mas é importante lembrar também de uma ferramenta essencial para quem deseja empreender em um negócio próprio: o Plano de Negócios.

Este plano é uma ferramenta gerencial não só para as empresas que irão iniciar suas atividades, mas inclusive para aquelas que já estão no mercado, pois todo planejamento requer um monitoramento sistemático.

Alguns empreendedores pensam que este documento é necessário apenas para quem busca recursos financeiros ou para grandes empresas, mas vale lembrar que ter este estudo em mãos é vital para a continuidade da empresa.

Não existe uma formatação única ou um padrão a ser seguido para fazer um Plano de Negócios e o próprio empreendedor pode desenvolver este planejamento, o que em muitos casos é, inclusive, recomendado. Resumidamente, é preciso levantar informações sobre as atividades da empresa, o mercado e as finanças. Sendo assim, pode ser dividido em três planos: Operacional, de Marketing e Financeiro.

No Plano Operacional estarão reunidas informações como capacidade produtiva ou comercial, localização e arranjo físico e a necessidade de contratação de mão de obra. Já no Plano de Marketing o foco é estudar os produtos e serviços da empresa, clientes, concorrentes e fornecedores. Por fim, no Plano Financeiro, será avaliada a viabilidade econômica e financeira do empreendimento através das estimativas de investimento, faturamento e gastos gerais.

Então, com o plano em mãos, ele irá auxiliar o empreendedor a responder: vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio? Qual o melhor momento para expandir? Dentre outras respostas.

Bons negócios e até a próxima coluna!


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.