Empreendedorismo X Educação Financeira


[COLUNISTA_NOME] 5/10/2020

Olá Internautas, espero que estejam bem! Nas últimas colunas abordei o tema empreendendo em um negócio próprio, assunto importante para o momento em que muitas pessoas estão buscando empreender, seja por necessidade, seja por oportunidade. Então, esse mês senti que era importante também falar da relação do Empreendedorismo com a Educação Financeira.

Sabemos que o empreendedor, por sua natureza exerce funções, muitas vezes, intuitivamente, principalmente quando o ambiente é de grande incerteza financeira. Mas sabemos também que o empreendedor precisa dominar um conjunto de habilidades para sobreviver no mercado de trabalho, como: estabelecer metas, planejar, inovar, correr riscos calculados, liderar bem gerindo pessoas, produtos e operações. E saber lidar com as finanças não fica de fora, pois se o empreendedor é educado financeiramente, ele terá grandes chances de ser bem-sucedido em seu empreendimento.

A educação financeira pode ser realizada através de cursos, palestras e oficinas que abordam práticas de como organizar o orçamento, orientações de planejamento e de gestão. Ou seja, proporciona as pessoas a oportunidade de se capacitarem para se organizarem financeiramente e poder assim planejar ações empreendedoras. Além disso, a educação financeira constitui uma importante estratégia de superação e prevenção ao endividamento, um grande problema dos brasileiros.

Buscar um melhor entendimento dos conceitos e dos produtos financeiros auxilia na tomada de decisões e a desenvolver habilidades para se tornarem mais conscientes das oportunidades e dos riscos financeiros. E, claro, investir na educação financeira pode promover o desenvolvimento econômico, afinal, a qualidade das decisões financeiras dos indivíduos influencia em toda a economia.

Então, desejo que vocês possam empreender com mais consciência financeira. Bons negócios e até a próxima coluna!

ACESSA.com - Empreendedorismo X Educa??o Financeira