• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios

    Entenda o que é o Controle de Contas a Pagar  


    Leandro Bitencourt Albino 30/10/2020

    Dando continuidade na nossa série sobre Controles Financeiros, nosso assunto de hoje é sobre o Controle de Contas a Pagar.

    O controle de Contas a Pagar tem como finalidade registrar os valores a pagar decorrentes das compras a prazo e demais custos e despesas mensais. Poderá registrar também os valores pagos à vista e em dinheiro, permitindo à empresa mapear todo o seu fluxo de pagamentos. 

    Através desse controle, é possível verificar os valores a pagar por fornecedor, por data de vencimento, verificar eventuais fornecedores em atraso e conferir valores já pagos.
    Vejamos então na prática como ele funciona:



    • Ao efetuar uma compra ou identificar uma despesa a ser paga, você deverá identificar o fornecedor com seu nome ou razão social;

    •É importante informar o número da nota fiscal de compra ou do boleto, para que se possa rastreá-lo posteriormente caso seja necessário;

    •Em seguida, informar o tipo de documento a ser pago, ou seja, a forma pela qual o pagamento será realizado, como por exemplo: se por boleto, em dinheiro, conta de consumo, ou ainda, se será realizada a transferência ou o depósito bancário;

    •Indicar a data de vencimento, ou seja, a data em que deverá ser paga a despesa ou compra;

    •Em seguida, informar o valor bruto a pagar;

    •Ao efetuar o pagamento, informar o valor pago a título de juros e multa ou descontos obtidos, para se chegar ao valor líquido efetivamente pago;

    •Por fim, deverá indicar a data de pagamento dos valores, permitindo registrar o histórico de pagamentos, bem como verificar os valores a pagar que estão em atraso.

    Da mesma forma que o Controle de Contas a Receber, o Controle de Contas a Pagar poderá ser realizado em um software da empresa ou em uma planilha eletrônica como, por exemplo, o Excel que possibilitará a fácil localização de informações.

    Essa ferramenta também fornecerá informações importantes para a geração do Fluxo de Caixa da empresa, onde serão confrontados os valores futuros a receber e a pagar em determinado período.

    E na sua empresa como anda o seu controle de valores a pagar? Você consegue verificar de forma rápida e precisa todos os valores que a empresa tem a pagar? Consegue identificar os valores em atraso de forma ágil e consolidada? Em tempos de enormes desafios a gestão eficiente dos recursos financeiros é fundamental para o sucesso de sua empresa!

    Na próxima quinzena continuaremos a série sobre os Controles Financeiros e nosso assunto será sobre o Fluxo de Caixa. Então não perca!!!

    Gostou desse assunto? Então compartilhe essa informação importante e fique ligado em nossa coluna!
    Um abraço e até a próxima.

    Leandro Bitencourt Albino é graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Machado Sobrinho, possui experiência de duas décadas nas áreas fiscal e contábil, e mais de 12 anos em consultoria empresarial, atua como palestrante e instrutor em cursos in company. .

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.