Entenda o que é o Controle de Contas a Pagar  


[COLUNISTA_NOME] 30/10/2020

Dando continuidade na nossa série sobre Controles Financeiros, nosso assunto de hoje é sobre o Controle de Contas a Pagar.

O controle de Contas a Pagar tem como finalidade registrar os valores a pagar decorrentes das compras a prazo e demais custos e despesas mensais. Poderá registrar também os valores pagos à vista e em dinheiro, permitindo à empresa mapear todo o seu fluxo de pagamentos. 

Através desse controle, é possível verificar os valores a pagar por fornecedor, por data de vencimento, verificar eventuais fornecedores em atraso e conferir valores já pagos.
Vejamos então na prática como ele funciona:



• Ao efetuar uma compra ou identificar uma despesa a ser paga, você deverá identificar o fornecedor com seu nome ou razão social;

•É importante informar o número da nota fiscal de compra ou do boleto, para que se possa rastreá-lo posteriormente caso seja necessário;

•Em seguida, informar o tipo de documento a ser pago, ou seja, a forma pela qual o pagamento será realizado, como por exemplo: se por boleto, em dinheiro, conta de consumo, ou ainda, se será realizada a transferência ou o depósito bancário;

•Indicar a data de vencimento, ou seja, a data em que deverá ser paga a despesa ou compra;

•Em seguida, informar o valor bruto a pagar;

•Ao efetuar o pagamento, informar o valor pago a título de juros e multa ou descontos obtidos, para se chegar ao valor líquido efetivamente pago;

•Por fim, deverá indicar a data de pagamento dos valores, permitindo registrar o histórico de pagamentos, bem como verificar os valores a pagar que estão em atraso.

Da mesma forma que o Controle de Contas a Receber, o Controle de Contas a Pagar poderá ser realizado em um software da empresa ou em uma planilha eletrônica como, por exemplo, o Excel que possibilitará a fácil localização de informações.

Essa ferramenta também fornecerá informações importantes para a geração do Fluxo de Caixa da empresa, onde serão confrontados os valores futuros a receber e a pagar em determinado período.

E na sua empresa como anda o seu controle de valores a pagar? Você consegue verificar de forma rápida e precisa todos os valores que a empresa tem a pagar? Consegue identificar os valores em atraso de forma ágil e consolidada? Em tempos de enormes desafios a gestão eficiente dos recursos financeiros é fundamental para o sucesso de sua empresa!

Na próxima quinzena continuaremos a série sobre os Controles Financeiros e nosso assunto será sobre o Fluxo de Caixa. Então não perca!!!

Gostou desse assunto? Então compartilhe essa informação importante e fique ligado em nossa coluna!
Um abraço e até a próxima.

ACESSA.com - Entenda o que ? o Controle de Contas a Pagar