Série MEI - Como controlar suas compras e estoques

Confira dicas que poderão contribuir com o seu negócio otimizando os custos de compras

por Leandro Bitencourt Albino - 12/05/2021

Caros leitores, espero que todos estejam bem! Continuando nossa série sobre o MEI – Microempreendedor Individual!  

Uma vez definidas as estratégias de vendas, o MEI deverá concentrar esforços nos controles de compras e de estoques.

Comprar bem e ter um bom gerenciamento do estoque de seus produtos é vital para o seu negócio.

Para tanto, apresento algumas dicas que poderão contribuir com o seu negócio otimizando os custos de compras e evitando assim perdas com estoques:

Controle de compras:

Nem sempre o menor preço representa o menor custo! O Microempreendedor deve sempre ficar atento no momento de realizar orçamento de compras junto a um fornecedor. Isso porque podem existir outros valores a serem pagos que não estão incluídos no preço das mercadorias, tais como:
•    Frete
•    Seguros
•    Impostos (IPI, ICMS Substituição Tributária)

Desta forma, ao realizar um orçamento o Microempreendedor deve solicitar ao fornecedor que relacione todos os custos sobre a compra, representado pelo valor da mercadoria e todas as demais despesas ou impostos que terá que pagar. Com isso será possível analisar não só o preço, mas o custo final de compra.

Outra dica super importante é que sejam realizados ao menos três orçamentos para fins de comparativo de forma que se obtenha o menor custo de compra.

Controle de estoques:

O controle adequado de seus estoques de mercadorias é de extrema importância para você Microeempreendedor, já que não se deve ter um estoque muito alto, evitando o desembolso financeiro maior que o necessário, e evitando também a falta de mercadoria que pode prejudicar suas vendas.
Assim, é fundamental que o MEI analise os seguintes fatores:

•    Tempo médio de entrega de compras: verificar quanto tempo leva para o produto chegar na sua empresa, contado a partir da data de compra. Isso é fundamental para que o MEI programe suas compras.
•    Média de vendas: verificar a média de vendas por produto em determinado período, que pode ser por dia, semana ou mês.
•    Estoque mínimo: a partir da média de vendas e do prazo médio de recebimento de compras, o MEI deverá estabelecer um estoque mínimo para o seu negócio, ou seja, a quantidade mínima que deverá sempre existir em seu estoque para que não ocorra falta de mercadoria, e também, o estoque máximo, para que não exista excesso de mercadorias “paradas” no estoque.

Tenha sempre em mente que o sucesso de sua empresa depende de uma combinação de fatores. Assim é preciso dedicar atenção a todas as áreas do seu negócio!

Gostou desse assunto? Então compartilhe essa informação importante e fique ligado! Nossa série não termina aqui. Trarei muito mais assuntos para contribuir com o crescimento do seu negócio.  
Um abraço e até a próxima!

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.