Série MEI – Controle de vendas e recebimentos

Para tanto, apresento algumas dicas que poderão ajuda-lo a controlar seu fluxo de vendas

por Leandro Bitencourt Albino - 29/05/2021

Caros leitores, espero que todos estejam bem! Continuando nossa série sobre o MEI – Microempreendedor Individual!

Uma vez definidos os controles de compras e de estoques, agora vamos conversar sobre o controle de vendas e recebimento! 

Para tanto, apresento algumas dicas que poderão ajuda-lo a controlar seu fluxo de vendas e, principalmente, seus valores a receber.

Controle de Vendas:

Você já pensou quais produtos ou serviços tem maior demanda? Quais são os seus principais clientes? Existe sazonalidade no seu negócio? Pois é! Para isso é importante que o Microempreendedor possua um controle histórico de vendas.   

A verificação dos produtos ou serviços com maior demanda de vendas pode ajudar o MEI na definição de suas estratégias comerciais e de negócios.

Já o conhecimento dos principais clientes permite o direcionamento de marketing, ou seja, onde você deve concentrar seu esforço de publicidade para obter mais vendas.

Outro ponto relevante é entender se os seus produtos ou serviços possuem sazonalidade, ou seja, se um mesmo produto tem diferentes demandas de vendas em diferentes períodos do ano (maior venda histórica) em um mês, por exemplo, e menor em outro mês do ano). Isto permite concentrar esforços no período de maior demanda e alternar o foco entre produtos diferentes para aproveitar sempre o máximo de cada um no período de maior venda.

Controle de Recebimentos:

Diretamente ligado a vendas, o MEI deve possuir um controle de valores a receber em que seja possível identificar:

  • Os valores de vendas de produtos e serviços em determinado período, por cliente.
  • As datas de recebimento de suas vendas.
  • A forma de pagamento, se à vista, transferência bancária, cartão de crédito ou a prazo.
  • As datas de vencimento dos valores a receber, e
  • Os valores vencidos e não pagos.

No caso de vendas por meio de cartão de crédito, é importante conferir se os valores creditados em sua conta corrente estão de acordo com as vendas que deveriam “cair” naquele dia. Isto para conferir se todas as vendas foram realmente pagas pela operadora do cartão e também para acompanhar as taxas de juros cobradas e verificar se estão de acordo com as pactuadas.

Lembrando que o sucesso de sua empresa depende de uma combinação de fatores. Assim é preciso dedicar atenção a todas as áreas do seu negócio!

Gostou desse assunto? Então compartilhe essa informação importante e fique ligado! Nossa série não termina aqui. Trarei muito mais conteúdo para contribuir com o crescimento do seu negócio. 

Um abraço e até a próxima!

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.