Hotéis para cães

*colaboração
23/07/05

Estamos no mês das férias e nada melhor que aproveitar este período para viajar, não é? Mas, onde então deixar o seu cãozinho, para que você possa passear tranqüilo sem preocupações? A solução ideal é optar por um hotel especializado e, em Juiz de Fora, você já encontra alguns.

Lá o seu animalzinho vai ser bem tratado e você não vai precisar se preocupar com nada...

A criadora e dona de canil, Maria Ercília Nunes Peverley (foto ao lado), diz que o primeiro passo é procurar informações sobre os locais que oferecem o serviço de hospedagem na cidade e conversar com os amigos e conhecidos, pedindo referências. É muito importante também fazer uma visita com calma e antecedência aos canis, para verificar se os responsáveis são pessoas disponíveis, acompanham os hóspedes de perto, se o local e os cães são limpos, os boxes são espaçosos, se há segurança e quais as atividades desenvolvidas durante o dia.

"É preciso visitar os canis disponíveis e verificar se são limpos e como cuidam dos cães, para evitar que o seu animal volte com algum parasita ou doença", explica Ercília.

Outro ponto que merece valor é a alimentação. Existem locais que oferecem as rações indicadas para o porte e idade do seu cachorro e outros em que dono leva a comida do seu animal. Em qualquer um dos casos, se o cão for acostumado a comer alguma coisa diferente, como biscoitos ou pedaços de carne misturados com a ração, o proprietário deve deixar esses alimentos no canil.

A visita aos locais de hospedagem pode levar muito tempo, mas vale a pena para que você se sinta seguro ao deixar o seu cachorro e também para que ele seja bem tratado na sua ausência.

Depois de decidir o local onde seu cãozinho ficará hospedado, não se esqueça de dizer aos responsáveis os 'defeitos' e as 'qualidades' do seu animal, se ele tem algum medo ou não gosta que mexam em algo.

Os cães também sentem saudades do dono e por isso Maria Ercília recomenda que a hospedagem não ultrapasse uma semana.

"O cachorro sente falta do dono e por mais que façamos atividades e brinquemos com ele, a saudade continua", explica.

Para um canil podem ser levados os brinquedos, a cama, a ração, mas o mais importante são os remédios que o cão estiver fazendo uso e o telefone do veterinário. A maioria das hospedagens disponibilizam um profissional de veterinária, mas é melhor os responsáveis terem o contato daquele que já conhece o seu animal e que poderá atendê-lo melhor. É preciso também que o cachorro esteja com todas as vacinas, principalmente a contra tosse de canil, e os vermífugos em dia.

Combine também o preço cobrado por diária, autorize as despesas que podem ou não ser feitas sem o seu conhecimento prévio e deixe o telefone do local onde você estará, caso aconteça alguma emergência.

Tomando esses cuidados, as férias do seu cão serão são boas quanto as suas!

Conheça alguns hotéis para cães em Juiz de Fora

Hillmora Kennel: Avenida Senhor dos Passos, 2380 - Telefone: 3231-1305
Pet Center: Avenida Presidente Costa e Silva, 2459 - Telefone: 3231-3676
Canil First Dog: Rua Prefeito Luiz Pena, 120 - Telefone: 3233-1255

Clique aqui e veja quais são as vacinas que mantêm seu cãozinho saudável!

*Rita Couto é estudante do terceiro período de Comunicação Social da UFJF