Fonoaudiologia, mais que um profissional da fala

Ana Maria Reis
05/03/2001

O Fonoaudi?logo ? um profissional atuante em pesquisa, preven??o, avalia??o e terapia na ?rea da comunica??o oral e escrita, voz e audi??o. O aperfei?oamento dos padr?es da fala e da voz tamb?m fazem parte do imenso leque de op?es de mercado nesta ?rea profissional.

Forma??o do profissional
Atrav?s da terapia de familiares e contato com profissionais desta ?rea, fui despertada por esta nova ?rea da ci?ncia m?dica, fala a estudante de fonoaudiologia Daniele Saber, 21. Ela cr? na potencialidade do profissioanal que, cada vez mais, deixa consult?rios particulares para trabalhar diretamente com a comunidade - cl?nicas, hospitais, UBS?s, institui?es filantr?picas e em consult?rios m?dicos, dent?rios e de psicologia, em prol de um conceito interdisciplinar de tratamento.

Os primeiros semestres do curso de Fonoaudiologia restringem-se ?s disciplinas amplas, como Ling??stica, F?sica Ac?stica, Fisiologia, Histologia, Anatomia, Gen?tica, Psicologia e Neurologia. Ainda, no primeiro semestre, dentro da disciplina Introdu??o ? Fonoaudiologia, o estudante toma conhecimento dos trabalhos do Conselho Federal de Fonoaudiologia e os regioanais. A partir do segundo ano da faculdae, as ementas tornam-se mais espec?ficas.

Especializa??o
Ap?s graduar-se o profissional procura especializar-se em pelo menos uma ?rea da Fonoaudiologia. S?o elas:

  • Voz - trata das patologias e est?tica da voz
  • Audiologia - especializa-se em exames audiom?tricos
  • Linguagem - trata de dist?rbios relacionados, como as afazias, e dist?rbios de aprendizagem de leitura e escrita
  • Motricidade Oral - trata de dist?rbios oromiofuncionais, como a altera??o da fala, articula?es temperomandibulares e musculaturas ap?s cirurgias ortogn?ticas.
A especializa??o ? cursada em 2 anos e em uma institui??o aprovada pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Em Juiz de Fora, ainda n?o existe especializa??o na ?rea.

Mercado em crescimento, mas pouco maduro
A estudante de Fonoaudiologia Daniele Saber ? um exemplo de que a ?pedagogia? dentro da Fono est? mudando. Ela ? uma dos futuros profissionais a se interessar pelos tratamento interdisciplinares em CTI?s, enfermarias e neonatologias, e em consult?rios m?dicos conjugados, atuando com especialistas da psiqu? ou otorrinolaringologista.

"Hoje ? o fonoaudi?logo que acompanha o rec?m nascido nas primeiras suc?es do leite materno em ber??rios de alto risco", comemora a estudante do 2? per?odo da faculdade de Fono, Daniele Saber.

Hist?rico
Nos anos 70, tiveram in?cio os movimentos pelo reconhecimento dos cursos que j? existiam em S?o Paulo (Universidade de S?o Paulo, desde 1961, vinculado ? Cl?nica de Otorrinolaringologia do Hospital das Cl?nicas da Faculdade de Medicina e da Pontif?cia Universidade Cat?lica de S?o Paulo, em 1962) e da profiss?o, propriamente dita. Foram criados, ent?o, os cursos em n?vel de bacharelado e o curso da Universidade de S?o Paulo foi o primeiro a ter seu funcionamento autorizado, em 1977.

A profiss?o ? regulamentada, ent?o, em 9 de dezembro de 1981. Al?m de determinar a compet?ncia do Fonoaudi?logo, com a Lei, foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, tendo como principal finalidade a fiscaliza??o do exerc?cio profissional.

Atrav?s de suas comiss?es de educa??o, desenvolvendo um trabalho que envolve a participa??o indispend?vel dos 31 cursos de Fonoaudiologia do Brasil, os Conselhos pretendem, tamb?m, reformular o curr?culo m?nimo da Fonoaudiologia, e submet?-lo ? aprecia??o do MEC, como forma de garantir ao profissional uma forma??o condizente com a realidade atual.

Em Juiz de Fora, existem 2 cursos de Fonoaudiologia:
Centro de Ensino Superior - CES
Bacharelado em Fonoaudiologia
Per?odo Diurno: das 7:30 ?s 12:50 horas
Dura??o: 4 anos
Vagas: 40 por semestre
Endere?o:
rua Halfeld, 1179 - Centro
Telefone: (32) 3249-7700

Universidade Presidente Ant?nio Carlos - UNIPAC
Bacharelado em Fonoaudiologia
Per?odo Diurno: das 7h30 ?s 12h50 horas
Per?odo Noturno: das 18h50 ?s 22h20 horas Vagas: 50 por semestre
Endere?o: Dr. Jos? Ces?rio, 175 - Alto dos Passos
Telefone: (32) 3215-0766