Artigo
Planejando seu desenvolvimento
e construindo seu sucesso
::: 16/10/2002

Voc? leu o artigo do m?s passado. Fez seu ?prazer de casa? definindo suas compet?ncias essenciais. ?timo! Mas, e agora? O que fazer e como trabalhar com estes dados? Afinal de contas n?o adianta nada voc? ter os ingredientes, mas n?o saber o que fazer com eles. Definidas as compet?ncias essenciais ? sua fun??o os pr?ximos passos s?o: avalia??o, planejamento e desenvolvimento. Para isto voc? precisa responder a tr?s perguntas fundamentais: "Onde estou?", "Aonde quero chegar?", "O que preciso e posso fazer para chegar l??".

Avalie a situa??o atual: Onde estou?
Dentro das compet?ncias que voc? considerou essenciais, qual o grau de desenvolvimento de cada uma delas? Ou seja, como voc? est?? Quais os resultados esperados e quais os obtidos? Desenhe seu perfil avaliando e descobrindo seus pontos fortes (compet?ncias mais desenvolvidas) e seus pontos fracos, que ser?o chamados oportunidades de melhorias (compet?ncias que precisa desenvolver mais). Algumas empresas realizam as chamadas avalia?es de desempenho. Se sua empresa ? uma destas, ?timo. Aproveite o feedback ou retorno de sua avalia??o e procure ter claro para voc? o que deve ser trabalhado. Caso sua empresa n?o promova ainda este tipo de avalia??o ent?o n?o h? outro jeito, fa?a voc? mesmo. Como? H? v?rias maneiras. O que ser? mais objetivo, e proveitoso, ? uma conversa com seus superiores imediatos solicitando que sinceramente apontem os pontos que voc? dever? melhorar dentro de suas atividades. No in?cio pode parecer dif?cil, mas se voc? deixar claro seus objetivos e, principalmente, souber escutar e receber cr?ticas, as coisas ir?o fluir bem. Lembre-se: n?o fique questionando o ponto de vista deles. Mesmo que voc? n?o concorde, procure refletir o porqu? deles terem este ponto de vista. Pergunte sempre os motivos que o levam a tal veredicto. E, por mais que o desagrade, encare sempre como uma grande oportunidade. Pode ser que a opini?o deles esteja equivocada porque alguns fatos est?o distorcidos. Com isto, j? ter?amos um ponto a ser melhorado: comunica??o. Que tal relat?rios mais claros ou uma avalia??o, mesmo informal, ap?s cada projeto? O mesmo tipo de retorno poder? ser obtido tamb?m junto aos seus pares e subordinados. Se voc? fizer todas elas estar? praticando o que chamamos de avalia??o 360?. Isto inclui tamb?m a auto-avalia??o. Seja sincero consigo e tire proveito disto.

Crie suas metas: Aonde quero chegar?
Em sua atividade profissional, o que voc? deseja? Que resultados quer obter? O que voc? precisa melhorar? Ao responder estas indaga?es voc? estar? identificando seus objetivos e metas. Primeiro voc? avaliou a situa??o atual, agora vai projetar a situa??o futura. Ou seja, j? se conscientizou dos resultados que vem obtendo e define os resultados que pretende alcan?ar. A diferen?a entre estes dois pontos ? que o levar?o ao planejamento e ? a??o do seu desenvolvimento. Este procedimento em RH, saber onde estou e onde quero chegar, chama-se Invent?rio ou Levantamento de Necessidades de Treinamento (INT ou LNT).

Defina seu plano de desenvolvimento:
O que preciso e posso fazer para chegar l??

Neste ponto voc? dever? criar a estrat?gia, definir a maneira como ir? do atual ao pretendido ou do real ao ideal. Pode ser um curso ou treinamento, um est?gio, um livro, uma atividade social e etc. Digamos, para exemplificar, que voc? tenha definido como compet?ncia essencial ? sua atividade profissional boa comunica??o. Para isto voc? poder? recorrer a um curso de Comunica??o e Express?o Verbal, poder? tamb?m se comprometer a n?o perder mais oportunidades de falar em p?blico, s? para treinar. Mesmo que seja quando, naquele anivers?rio de um amigo, voc? ? convidado a falar algo. Outro exemplo ? quanto ? desenvoltura ou mesmo desinibi??o. Para desenvolver esta habilidade ou atitude voc? poder? fazer algum curso, uma terapia, mas talvez valha a pena pensar na possibilidade de participar de algum grupo de teatro ou dan?a. Pelo menos por um tempo at? se sentir mais solto. O que importa neste ponto ? que, ap?s definido o que e quanto melhorar, voc? decida como melhorar. Assim voc? poder? elaborar seu plano de desenvolvimento. Com isto, voc? passa a ter o que chamamos de Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento (ou seu cronograma de a??o). Para defin?-lo leve em conta as op?es que voc? tem, seu tempo dispon?vel, o investimento que poder? fazer. Programe-se a partir das prioridades. Crie metas de curto, m?dio e longo prazo.

Enfim aja.
Agora ? por em pr?tica o que voc? avaliou, estudou e planejou. Mas, ? muito importante que voc? possa estar sempre reavaliando os resultados para que possa medir seu progresso ou mesmo redirecionar seu foco de a??o. As coisas t?m mudado com um ritmo cada vez mais assustador. Alguns conhecimentos hoje importantes podem perder o sentido amanh?. Isto n?o deve ser uma desculpa para procrastinar suas a?es, mas um item importante para acertar a rota quando preciso.

Vale citar, como j? escrevemos em nosso artigo Tudo Depende de Voc?, que para tudo ? preciso motiva??o. Ela ? o elo de liga??o entre dois pontos, uma ponte que leva de onde estamos a onde queremos chegar.

Resumindo ent?o: Defina o que ? importante para o seu desempenho (compet?ncias essenciais), avalie estas compet?ncias, crie suas metas, estabele?a um cronograma e aja. E n?o se esque?a: me?a sempre seu desenvolvimento. Estabele?a seus indicadores e procure criar um benchmark. Tudo bem vamos devagar. No pr?ximo artigo iremos mais al?m.

N?o espere. Fa?a melhorar!


Eduardo Santos ? psic?logo e consultor
formado pelo Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora e P?s-Graduado em Consultoria em RH.
Saiba mais clicando aqui.

Mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida sobre mercado de trabalho com
o consultor Eduardo Santos.