Artigo
Prepare-se para o futuro!
:::08/12/2003

Que mudan?as radicais poderemos esperar para os pr?ximos anos? Onde est? indo a empresa moderna?

As mudan?as e as diferen?as de capta??o e uso dos recursos tecnol?gicos, cada vez mais faz distanciar os pa?ses desenvolvidos dos pa?ses pobres, afetando o surgimento e o crescimento das empresas.

Tamb?m ? importante levar em conta a localiza??o geogr?fica da empresa, ou seja, em um grande centro, cidade de m?dio ou pequeno porte.

As empresas entenderam que n?o podem mais depender exclusivamente dos governos e devem atender aos clientes personalizando o relacionamento, satisfazendo seus sonhos e experi?ncias. Deixar para os governos as provid?ncias quanto ? sa?de, educa??o, saneamento, a infraestrutura necess?ria e incentivando mais as pesquisas.

A mudan?a est? cada vez mais veloz devido ? capacidade de inova??o, do conhecimento e da globaliza??o.

A globaliza??o pode ser entendida como um fen?meno psicol?gico, pois os valores e o desenvolvimento ocorrido no lado ocidental, foram aceitos e absorvidos em todo o mundo o que torna os pa?ses emergentes possuidores de um grande mercado interno para ser atendido em todos os segmentos. Observa-se que s?o tr?s as correntes que englobam as empresas existentes no mundo dos neg?cios e que t?m sido objeto de muita discuss?o:

Uma delas, prega que as empresas hoje est?o empenhadas em realizarem fus?es com a finalidade de manterem-se vivas no mercado altamente competitivo, tornando-se verdadeiros gigantes, imbat?veis;

A segunda vertente, diz que n?o pode mais existir a grande empresa, apenas para ser a maior do mercado, e sim estarem vivas pelo ?core competence? muitas vezes culturais, que n?o podem ser adquiridas no mercado. Aceita-se a id?ia de adquirir um fornecedor se esta for a melhor solu??o para manter a sua posi??o no mercado;

A terceira id?ia ? que o futuro est? nas ?redes? de grandes empresas inter-relacionadas como uma forma de resposta ? concorr?ncia externa e dando liberdade aos trabalhadores qualificados.

Por?m, o que se observa ? que nenhuma destas correntes ? a verdade que as empresas esperam para o seu futuro, pois, de acordo com publica??o do importante The Economist, ?a moda das redes coincidiu com uma ?nfase maior no foco; o per?odo de fus?es e aquisi?es coincidiu com o surgimento de in?meras pequenas empresas; a moda do capitalismo de acionistas achatou as hierarquias?.

Ent?o, qual ? o caminho a seguir? A tecnologia e a globaliza??o cada vez mais abrem oportunidades para profissionais e empresas colham informa?es e realizem atividades econ?micas de formas n?o habitualmente estruturadas.

Assim, encontramos os consumidores com muito mais op?es de escolha para compra, produtores com muito mais fornecedores dos mais diversos produtos e servi?os e mais op?es de escolha para as aplica?es financeiras.

De acordo com estudos feitos conduzidos por Stern Stewart, a empresa mais bem sucedida no mundo, gra?as ? sua boa administra??o, nos ?ltimos cinco anos tem sido um enorme e complicado conglomerado dos mais diversos e diferentes neg?cios, muitos dos quais n?o est?o ?na moda?, ou seja, as l?mpadas el?tricas (e cita como exemplo a General Eletric).

Nota-se que empresas deste grupo, destacam-se das demais por quatro requisitos importantes como:

Reputa??o no mercado
Um dos principais desafios que as empresas enfrentam atualmente ? manter o respeito e reputa??o de sua marca, muito mais do que os seus valores econ?micos (ativos) que ela possui. Manter a confian?a na mente dos clientes ? um desafio que deve ser enfrentado pelas empresas como uma forma de diferencia??o de mercado.

Talento dos recursos humanos
Hoje, o que ? um fator diferenciador de empresas ? a inova??o e a capacidade de criar que cada uma delas demonstra perante o mercado. A consultoria McKinsey afirma que o grande duelo das empresas ? contratar e manter os melhores talentos, as melhores pessoas.

Capacidade para ser ?gil
Ser grande, n?o significa ser ?gil. Toda organiza??o deve, ? medida que utiliza tecnologia, aumente o n?mero de empregados que um s? respons?vel pode gerenciar de maneira eficaz. Quanto mais equipes espec?ficas para resolver os problemas na empresa melhor, equipes estas, com liberdade suficiente para decidir o que fazer e como.

Ser flex?vel O executivo deve ter a capacidade de n?o s? aumentar, como reduzir a for?a de trabalho da empresa com a finalidade de enfrentar as intemp?ries que o mercado apresenta.

Uma vez que a competitividade ? fator fundamental nos dias de hoje, a economia ? baseada no dom?nio do conhecimento, logo, a educa??o continuada ? o caminho a seguir pelos empres?rios/executivos. O que deve ser modificado para alcan?ar os melhores resultados? A sua empresa est? seguindo a concorr?ncia, est? no mesmo n?vel ou est? em um est?gio superior?

Conclus?o
Conforme Peter Drucker declarou:

  • Saber lidar com a informa??o: como obter e processar adequadamente a informa??o e em que formato esta informa??o poder? ser mais ?til para a empresa. Aten??o para a ?inside data? (informa?es internas da empresa armazenadas nos computadores) e as ?outside data? (informa?es do mundo exterior que n?o est?o armazenadas). Logo, ? importante olhar para fora da empresa.
  • Como lidar com os novos profissionais do conhecimento? Conforme foi salientado acima, os executivos devem saber como se portar na luta para conquistar e manter os talentos, ou seja, deve saber em que momento deve ser o chefe, quando deve ser parceiro e quando deve ser parte da equipe.
  • Desenvolvimento: Com a velocidade das mudan?as da tecnologia, as empresas e seus executivos devem estar preparados para adquirir rapidamente conhecimentos que permitam ser aplicados com rapidez no encaminhamento dos neg?cios da empresa.
  • Podemos resumir que existem duas grandes verdades a respeito das empresas: existir?o as corpora?es com atua??o mundial e as empresas especializadas. E a sua empresa e voc? est?o preparados para fazer parte do bloco das empresas do futuro?

    Sucesso em seus neg?cios!


    Clique aqui e mande sua pergunta,
    esclare?a sua d?vida com rela??o
    aos assuntos de marketing com
    o consultor Roberto Monti.

    Roberto Monti ? consultor de Marketing.
    Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
    Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
    Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000