Artigo
Quais os melhores segmentos
(+ lucro) de sua Empresa?
:::08/12/2004

Vis?o Geral
Foto site: http://www.autys.cl/Servicios.php Uma vez que sabemos que os Clientes t?m desejos e necessidades diferentes, devemos canalizar os esfor?os da empresa - materiais, tecnol?gicos, produ??o, administrativos, vendas/marketing e recursos humanos - para atend?-los cada vez melhor e satisfazer /encantar a cada contato.

Assim, refor?amos a necessidade de atender os Clientes por segmentos ou classe de necessidades e tamb?m poder escolher os segmentos que sejam mais lucrativos para a empresa, propiciando oferecer os melhores produtos/servi?os aumentando cada vez mais o grau de satisfa??o destes Clientes.

A empresa n?o ter? sucesso se focar o segmento errado, logo ? de grande import?ncia a identifica??o de quem ? o cliente, o que ele deseja, porque ele compra, qual a finalidade da compra, quando compra e at? quanto (R$) est? disposto a pagar por aquele produto.

O que encontramos no mercado
Com muita freq??ncia encontramos empresas que operam h? muitos anos com o mesmo enfoque (o mesmo que originou a sua cria??o) e n?o se preocupam em desenvolver novos mercados, quer por se sentirem seguras com rela??o a concorr?ncia, quer por falta de uma vis?o (ou orienta??o) melhor por parte de seus atuais gestores.

Este acomodamento excessivo n?o pode existir nos dias de hoje pois, com a velocidade e bruscas/repentinas mudan?as nas necessidades dos clientes e no pr?prio desenvolvimento das empresas (as que desejam permanecer no mercado) este tipo de comportamento as levar? ao ostracismo e at? ao seu desaparecimento.

Como planejar a sua atua??o
A meta ? saber selecionar os segmentos com as maiores oportunidades de lucro, desde que se considere o mercado consumidor, a concorr?ncia e as compet?ncias de sua empresa (core competencies). Desta forma estaremos com s?lida base para conhecer melhor o desempenho da empresa e controlar adequadamente a lucratividade das opera?es.

Foto site: www.viabcp.com/personas/ pers_novedades.asp ? conveniente lembrar que ao segmentar o mercado ser? encontrada, muitas vezes, uma sobreposi??o de necessidades nestas categorias mas, mesmo assim, ser? poss?vel identificar quais as necessidades mais importantes de cada uma delas e, ent?o, poder definir o modo de agir para cada uma destas categorias. Se voc? entender o que cada segmento valoriza, facilitar? oferecer um produto/servi?o diferenciado e com pre?o convidativo.

Todo estudo de segmenta??o de mercado come?a pela pesquisa qualitativa que identificar? quantos s?o os potenciais compradores, quanto gastam e como proceder para avaliar e decidir pelas diversas op?es oferecidas pelo mercado.

Quando optamos pela segmenta??o de mercado observamos que:


  1. compreende-se melhor o volume e o valor econ?mico de cada segmento
  2. dirige-se o foco e a aloca??o de recursos de forma racional e l?gica
  3. consegue-se dados que permitem inovar e diferenciar para cada segmento

Quando se atende com sucesso a um determinado segmento, torna-se mais f?cil atrair consumidores de outro concorrente. Foto site:
http://www.fleury-optic.ch/pages/savoir_faire/savoir_faire.php N?o esque?a que ao atender um segmento, sua empresa deve atuar de forma coordenada em todos os departamentos - atendimento, produ??o, administrativo/financeiro etc, pois caso ocorram falhas no sistema, todo esfor?o ser? em v?o.

Cabe ao executivo avaliar os pontos fortes e fracos, promover as altera?es/corre?es necess?rias e analisar o segmento no qual ele ter? reais condi?es de atender.

? f?cil verificar no dia-a-dia as campanhas de comunica??o que, por exemplo, os bancos de varejo veiculam nos diversos meios de comunica??o. Com certeza as pesquisas foram orientadas para:


  • identificar a meta prim?ria do consumidor de servi?os banc?rios
  • clientes que necessitam de aux?lio para administrar suas contas e os que o fazem sozinhos
  • o grau de toler?ncia ao risco das opera?es
  • pessoas que se sentem mais ou menos confort?veis com o uso das novas tecnologias para realizar as transa?es banc?rias e administrar suas finan?as pessoais ou empresariais
  • clientes que t?m prefer?ncia pelo atendimento na ag?ncia versus os que preferem o caixa eletr?nico, o telefone ou a Internet
  • A partir da identifica??o acima poder? desdobrar cada uma delas em sub-segmentos e assim estabelecer procedimentos para o atendimento de cada um deles.

    A empresa para sobreviver em um ambiente altamente competitivo deve criar novos servi?os que atendem as novas demandas.

    Como se situar no mercado
    Para que o executivo possa situar a sua empresa no mercado ? necess?rio que responda algumas perguntas, como por exemplo:

    Foto site: www.emergencialdobrasil.com.br/ index-conteudo.php


  • Como sou afetado pelos fatores atuais e emergentes neste mercado
  • Qual o crescimento que terei no mercado?
  • Qual ? o ponto forte de minha empresa com rela??o ao mercado?
  • Qual ? o ponto fraco de minha empresa com rela??o ao mercado?
  • Tenho recursos suficientes para atender ao segmento escolhido?
  • Tenho tecnologia para tal?
  • Os recursos humanos que disponho est?o capacitados para esta mudan?a de posicionamento?
  • O produto/servi?o que vou oferecer ? realmente inovador e diferente de tudo o que existe ou ? "apenas mais um"?
  • Empres?rio - aproveite o final de ano e reflita sobre o futuro de sua empresa e como Voc? gostaria que ela atuasse no pr?ximo ano.

    Sempre ? tempo para mudar.

    Com votos de sucesso pessoal/profissional e empresarial, nos encontraremos em 2005!


    Clique aqui e mande sua pergunta,
    esclare?a sua d?vida com rela??o
    aos assuntos de marketing com
    o consultor Roberto Monti.

    Roberto Monti ? consultor de Marketing.
    Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
    Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
    Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000