Artigo
Qual a melhor estrat?gia?
:::04/02/2005

Vis?o Geral
? claro que a estrat?gia ? fundamental para o sucesso de qualquer empresa, mas s? dar? resultados desde que os neg?cios estejam definidos e que disponha de recursos para tal. Podemos dizer quer s?o quatro os pontos b?sicos que devem ser analisados pelos empres?rios. Cada um deve ter o seu direcionamento, mas os quatro devem operar de forma coordenada.

Relacionamento e pesquisa com os Clientes
Foto site: http://www.biblical-life.com/swrc Neste primeiro ponto deve-se saber como atender melhor os Clientes mais lucrativos identificando as mudan?as da demanda e as necessidades/expectativas dos mesmos de forma a alimentar e fornecer dados para todo o sistema.

Forma objetiva de testar o n?vel de satisfa??o dos Clientes ? realizar diariamente pesquisa para saber como est?o sendo atendidos e em que n?vel. Desta forma a empresa, ao identificar alguma n?o conformidade no atendimento poder?, com maior velocidade promover as corre?es e altera?es necess?rias.

? salutar que a pesquisa seja feita com um n?mero representativo de Clientes incluindo os que deixaram de comprar. Qual foi o motivo que resultou na interrup??o do relacionamento de sua empresa e o Cliente? Foi um problema de atendimento, de prazo de entrega, de assist?ncia t?cnica, de pre?o, de funcionamento do produto, de instala??o...? O que foi, Voc? sabe?

Procure fazer uma rela??o destes problemas e resolv?-los de forma definitiva ou dentro de um prazo pr?-estabelecido se o caso assim o exigir. Nesta solu??o dever?o participar os respons?veis pelos setores envolvidos. Fa?a alguns testes para verificar se o novo sistema funciona e se atende plenamente aos Clientes.

Estabele?a um plano para recuperar os Clientes perdidos cuja compra seja importante para manter o faturamento da sua empresa.

Coloque a opera??o em benef?cio do Cliente
N?o basta manter um elevado estoque de produtos na loja e entregar aos Clientes e sim agregar valor a cada etapa do processo de venda. Aproveite, sempre que poss?vel a parceria com outras empresas como forma de reduzir seus custos e aumentar a participa??o de outros empres?rios gerando mais empregos e um maior fluxo de dinheiro na cidade, resultando em melhores condi?es na qualidade de vida das pessoas.

As estrat?gias organizacionais
Foto site: http://www.worldkidneyfund.org Para que as metas sejam alcan?adas ? necess?rio que todos na empresa estejam preparados para executar as suas tarefas e o trabalho em equipe ? fundamental para o sucesso.

Podem ser criadas equipes especiais que poder?o atuar em qualquer ?rea da empresa - equipes multifuncionais - e que se encarregar?o de orientar e dar suporte aos demais colaboradores.

Muitas vezes incorporamos nestas equipes elementos de fornecedores, consultores etc, n?o necessariamente membros pertecentes ? organiza??o que poder?o dar solu?es mais r?pidas aos problemas que afetam aos Clientes.

A tecnologia em aux?lio da estrat?gia
A tecnologia pode auxiliar n?o s? na ?rea da inform?tica como nas ?reas de produ??o, distribui??o, for?a de vendas etc onde quer que seja necess?ria a utiliza??o deste "plus" para agregar valor ao neg?cio em prol dos Clientes.

- O que a empresa necessita para atender mais e melhor os seus clientes? Qual ? a ?rea mais carente?

N?o construa o seu modelo de neg?cios exclusivamente focado em ?pre?os? e sim no excelente atendimento e agregando valor ao seu fornecimento.
N?o esque?a de tr?s detalhes:

  • Que 75% de novos produtos e servi?os fracassam apesar de constantes pesquisas, desenvolvimentos e investimentos

  • A sua empresa n?o pode vender para ?todo o mercado? e sim saber para qual segmento ela est? apta a atender

  • Atender Clientes n?o ? tarefa exclusiva de marketing & vendas e sim de toda a empresa

  • Havendo redu??o nas vendas ? bom saber se:

  • Aconteceram mudan?as nas prefer?ncias dos Clientes?
  • Surgiram problemas na conjuntura econ?mica?
  • Produtos superiores que surgiram no mercado?
  • Pol?tica de pre?os estabelecida de forma errada?
  • Voc? sabe definir a atua??o dos seus concorrentes/
  • Voc? pode enumerar os novos produtos/servi?os que sua empresa lan?ou nos ?ltimos 3 ou 5 anos?
  • O seu plano de marketing contempla um plano de conting?ncia?
  • A sua marca ? um diferencial no mercado?
  • A sua empresa pratica a venda cruzada e incremental de seus produtos/servi?os? (n?o confunda com a venda casada)
  • Que tal transformar a atual central de telemarketing em um ?centro de relacionamento com o Cliente??
  • Como refer?ncia leia o artigo Centro de Atendimento ao Cliente - Os Minutos Fatais

    Executivo, reflita sobre o assunto e decida o que atenda suas necessidades.



    Clique aqui e mande sua pergunta,
    esclare?a sua d?vida com rela??o
    aos assuntos de marketing com
    o consultor Roberto Monti.

    Roberto Monti ? consultor de Marketing.
    Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
    Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
    Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000