Finanças empresariais X finanças pessoais

Por

Finan?as empresariais X finan?as pessoais

Finanças empresariais X finanças pessoais

Carolina Lopes 24/01/2018

Olá internautas! Vamos começar o ano falando sobre um tema que interessa a muitos empresários de pequenos negócios. Como separar as contas da empresa das contas pessoais? A dificuldade surge primeiramente em função dos sócios das empresas não terem um salário fixo e muita das vezes fazerem retiradas de forma desorganizadas. O que acontece é que no final do mês surgem as dúvidas: “Cadê o lucro da empresa?” ou “Para onde foi o dinheiro se as vendas aumentaram esse mês?”.

É muito comum escutar de pequenos empresários que as contas da mensalidade da escola dos filhos, do condomínio e da luz de casa já ficam juntas com as contas do aluguel da loja, dos boletos dos fornecedores e são todas pagas com o dinheiro da empresa.

O problema está na hora de fazerem os registros. É muito importante que estas contas não sejam classificadas como contas fixas da empresa. O ideal seria os sócios terem datas certas para fazerem as retiradas com valores já estipulados previamente. Desta forma o fluxo de caixa da empresa não fica comprometido. Em certos casos pode acontecer de pagar primeiro as contas pessoais e as contas da empresa com juros altos ficarem em aberto, gerando um ônus maior. Além disso, sabemos que, às vezes, o micro empresário acumula diversas funções e pouco tempo sobra para depois fazer a separação das contas que foram pagas.

Então, que tal aproveitar esta época onde as energias estão concentradas em traçar novas metas para o ano que se inicia e incluir na listinha uma reorganização das finanças empresariais e pessoais?

Na próxima coluna vou trazer dicas para auxiliar os planejamentos financeiros!

Abraços e que 2018 seja um ano de bons negócios!