Roberto Monti Roberto Monti 05/03/2008

Marketing e Recursos Humanos O que o Marketing pode fazer pelos Recursos Humanos da Empresa

Vis?o

Palvras espalhadas pelo desenho: RH,
Marketing, Parceria Dedicar-se ao desenvolvimento ou qualifica??o de pessoas tem sido o maior desafio dos gestores, independente da ?rea de responsabilidade. No mundo globalizado a competitividade e a redu??o de n?veis hier?rquicos exigem a revis?o do programa de especializa??o com a finalidade de agregar valor no menor prazo poss?vel.

As pessoas deixaram de ser percebidas como simples recursos humanos para serem consideradas como seres inteligentes, conhecimentos, habilidades, percep?es, desejos, personalidades e vis?es. Pesquisas demonstram que as empresas que mais investiram na gest?o de pessoas s?o as que melhores resultados obtiveram para seus acionistas.

A import?ncia do clima organizacional relacionado com o melhor desempenho de aptid?es no trabalho, valorizar o esp?rito de equipe, a delega??o e o feedback al?m, ? claro, do clima de confian?a reinante em toda a organiza??o.

Objetivo

Este, com certeza, ? o sonho de qualquer executivo ao visualizar a estrutura da empresa. Buscar incentivos monet?rios ou n?o para os funcion?rios da empresa, que resolvam os problemas de rotatividade ou afetem a produtividade.

O papel do Gestor de RH

Al?m de necessitar motivar os funcion?rios, os gestores de RH devem conquistar a confian?a e a ades?o de outros executivos de mesmo n?vel o que muitas vezes n?o ? uma tarefa f?cil. Os pilares que asseguram o ?xito de uma empresa s?o os Clientes, os Fornecedores e os Colaboradores - todos os esfor?os feitos para melhorar o desempenho e o relacionamento entre as partes ser? ben?fico para a empresa. Uma organiza??o orientada para o servi?o e satisfa??o do Cliente, uma saud?vel rela??o e imagem perante os fornecedores e uma equipe disposta para o aprendizado cont?nuo levam a empresa a buscar novos objetivos.

O gestor de RH deve conhecer as necessidades do Plano Estrat?gico e buscar, quando necess?rio no mercado profissionais que auxiliem a empresa atingir os resultados esperados, pois, ningu?m poder? ser bem sucedido sem qualidade no atendimento, valoriza??o da marca e funcion?rios dedicados.

Todos devem estar orientados para o Cliente que sabe, gra?as ao poder da comunica??o, que muitos produtos s?o fabricados por terceiros em v?rias partes do mundo e devem apresentar o padr?o de qualidade. Se os produtos s?o iguais, com o mesmo pre?o, mesmo desempenho, o que os diferenciar?? ? claro que este fator de vital import?ncia ? o ser humano que fabrica, que vende, que d? suporte t?cnico, que demonstra este produto para o Cliente.

? necess?rio atrair e manter talentos, ? necess?rio manter um senso de identidade da organiza??o e promover as mudan?as necess?rias para atingir os objetivos propostos. Isto exige uma organiza??o bem estruturada e ?gil e um conjunto de compet?ncias e habilidades dos funcion?rios passando a empresa em busca de quem ? bom e n?o apenas de mais um empregado.

O futuro das vendas vai de encontro ?s necessidades dos clientes. A natureza da venda est? se transformando t?o rapidamente, que n?o vamos considerar mais a palavra "venda" como sendo importante e sim, a palavra "parceria" ser? considerada fundamental neste relacionamento.

Conforme afirma Tom McDonald, "certifique-se de que o seu produto ou servi?o ? acompanhado de um plano que n?o s? ajude o seu cliente, como tamb?m fa?a com que ele fique mais ansioso para comprar, do que voc? para vender". O trabalho n?o perdeu o seu valor como fator de inclus?o social, mas as mudan?as tecnol?gicas e de produtividade causaram incertezas para alguns criaram oportunidades para outros.

RH deve agregar valor no que se refere ? efici?ncia organizacional e com certeza o maior deles ? a import?ncia do capital humano. O planejamento estrat?gico das organiza?es est? se valendo de mais e maiores contribui?es e participa?es da ?rea de RH ao determinar a defini??o da m?o-de-obra necess?ria para o caminho estrat?gico.

O sucesso de uma empresa depende da intera??o de processos, tecnologia e recursos humanos e da sinergia entre eles. Evidentemente tecnologia e processos mostraram r?pida evolu??o faltando agora, a evolu??o com rapidez, da ?rea de RH na implanta??o e aplica??o de ferramentas para que a empresa possa trabalhar harmonicamente. Resumidamente podemos dizer que as estrat?gias s? poder?o ser executadas com sucesso se a organiza??o tiver o correto mix de pessoas & sistemas.

Pesquisa realizada pela Marshall School of Business da University of South Carolina (USA) revelou que "muitos gestores n?o s?o receptivos ? colabora??o do RH nas quest?es referentes ? estrat?gia e ao desenho organizacional; assim, pode haver alguma resist?ncia. Os executivos de RH devem usar o artif?cio dos vendedores de porta em porta: colocam o p? para evitar que lhes fechem a porta" - Revista HSM n? 58 p?g. 73 no artigo Departamento de Efici?ncia Organizacional.

O que esperar

Deseja-se um esfor?o integral que crie um v?nculo entre todos os elementos- chaves da empresa para a melhoria cont?nua. As estrat?gias para estimular a criatividade e a participa??o devem ser v?rias e encaradas como uma aplica??o e resgate futuro, investindo em talento, na capacita??o e desenvolvimento que resultar? no aumento da rentabilidade e perpetuidade da organiza??o.

? importante desenvolver pessoas nas diversas ?reas que sejam l?deres multidisciplinares, com a capacidade de aprender, de adapta??o ?s mudan?as permanentes, capacidade de negocia??o, saber trabalhar em equipe e respeitar as cr?ticas e opini?es.

Considere os seguintes t?picos na elabora??o do plano de desenvolvimento de pessoal:

T?pico A??o requerida
1 - Remunera??o Estabele?a porcentagens de aumento com base no desempenho e comunique para toda equipe;
2 - Condi?es de trabalho Boas condi?es de trabalho, de seguran?a, f?sica e de comunica??o;
3 - Execu??o das tarefas Melhorias cont?nuas e premia??o por id?ias inovadoras;
4 - Relacionamento interpessoal Incentive e fortale?a as rela?es nas equipes;
5 - Capacidade de lideran?a Desenvolver sentido de lideran?a nos respons?veis viabilizando as mudan?as e aprendizado cont?nuo;
6 - Reconhecimento Reconhe?a os erros, critique construtivamente e motive-os a seguir;
7 - Desenvolvimento pessoal Facilite e incentive a ado??o de novos conhecimentos como forma de desenvolver o pessoal envolvido;
8 - Vida privada Incentive a vida familiar, a pr?tica de esportes, a vida e alimenta??o saud?vel.

Empres?rio: reflita neste assunto e veja se a sua empresa est? conseguindo atingir as metas estabelecidas no Plano de Estrat?gico que engloba todas as necessidades internas e externas al?m de proporcionar os resultados esperados pelos acionistas, pela dire??o, pelos colaboradores, visando longa perman?ncia no mercado.


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de marketing com
o consultor Roberto Monti.

Roberto Monti ? consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000