Roberto Monti Roberto Monti 05/09/2008

A sua empresa e a internet

Foto com tr?s pessoas, cada uma acessando um computador Hoje, praticamente empresas de todos os portes est?o presentes na Internet t?m o seu pr?prio site, mas um n?mero reduzido pratica o marketing online ativo ou que realmente praticam o marketing na rede com planejamento e atendendo aos objetivos estabelecidos pela Organiza??o. O mundo passa hoje por grandes transforma?es. E as principais causas destas mudan?as s?o a tecnologia, a economia global, a concorr?ncia, os sistemas sociais, a legisla??o e os pr?prios consumidores.

Teorias, que antes geravam bons resultados para a maioria das organiza?es, n?o costumam mais ser relevantes hoje. A produ??o em massa e a economia de escala n?o reduzem mais os custos de transa??o para empresa, Cliente ou consumidor. E por isso temos que pensar em um novo conceito de marketing que ofere?a condi?es de competitividade.

Um dos principais desafios do marketing do s?culo 21 ? a pr?pria comunica??o. Ficou ainda mais dif?cil identificar e avaliar os segmentos de consumidores, direcionar e integrar todas as atividades de comunica??o, desenvolvendo m?ltiplas mensagens e imagens de marca, criando respostas r?pidas para desafios competitivos e de mercado. Outro desafio ? ter produtos e servi?os individualizados, fabricados mediante solicita??o dos Clientes. A micro-segmenta??o de conte?dos e m?dias j? ? uma realidade nos Estados Unidos.

Qual a estrat?gia online aplicada?

A cada dia observamos uma evolu??o na cultura do mundo corporativo no que se refere ? import?ncia dispensada ao marketing e ? vis?o empresarial moderna, que analisa a mat?ria como forma de obter mais e melhores neg?cios. ? uma vis?o necess?ria para qualquer corpora??o - independentemente de tamanho ou do neg?cio - por?m, ainda, infelizmente, n?o s?o todas as companhias que praticam.

O marketing, assim como tudo no mundo, tamb?m se adapta. O foco da padroniza??o muda e entra em cena a segmenta??o, com a personaliza??o de produtos. O desafio da ?rea de Marketing nos dias de hoje ? identificar as tend?ncias ou microtend?ncias de comportamento, como alguns preferem chamar.

Para que se tenha ?xito nesta fase ? preciso que a estrat?gia esteja inserida na estrat?gia geral da empresa e que seja parte de um plano ordenado que nos leve a atingir o objetivo que poder? ser o aumento da carteira de Clientes, a fideliza??o dos Clientes atuais, um novo posicionamento no mercado, a melhor forma de fixarmos nossa marca ou produto na mente do Cliente. Um dos grandes propulsores do "e-varejo" ? a inclus?o digital.

Consumidores das classes C e D t?m acesso cada vez mais facilitado ? internet - e come?am a despertar para as vantagens de realizar compras com o mouse.

Tudo pode ser vendido por meio da internet?

Seria muito f?cil, mas n?o funciona assim. Voc? n?o pode simplesmente criar um site, sentar e esperar que apare?am visitantes em sua loja virtual. ? preciso promover seu espa?o na internet. Podemos verificar que quase tudo pode ser comprado via online e em alguns segmentos este percentual ? muito grande expandindo-se com muita rapidez como ? o caso da venda de passagens a?reas, inform?tica, livros e eletr?nicos.

Em alguns pa?ses da Europa a compra de passagens a?reas e a reserva de hot?is/pacotes tur?sticos chegam a 27% de acordo com recentes pesquisas de empresas especializadas na averigua??o de h?bitos de compra dos internautas. Esta mesma pesquisa apurou que 60% das compras realizadas pelos internautas foram com a utiliza??o de "buscadores" ou sites de busca.

Desta forma ? necess?rio que a empresa esteja cadastrada nestes sites como forma de facilitar e aumentar as probabilidades de aparecer para o internauta interessado na compra de um determinado produto ou servi?o. Estar inclu?do em sites de busca nacional, internacional e/ou por segmento espec?fico que esta se tornando comum devido ? complexidade dos assuntos t?cnicos e de outros que requerem pesquisa de maior profundidade. Se seu site n?o estiver entre os primeiros 30 resultados, de acordo com pesquisas, poucos visitantes ir?o clicar para acess?-lo.

Um exemplo bastante comum e atual: nos Estados Unidos os computadores port?teis s?o conhecidos por laptop; em nosso pa?s, estes equipamentos s?o chamados de notebooks e ? por este termo que os internautas brasileiros mais usam quando querem consultar. O consumidor ganha cada vez mais poder de decis?o, exige ser respeitado em um mundo altamente competitivo. Deseja ser entendido pelas empresas quanto ?s suas necessidades, valores, diversidades, estimulado por marcas inovadoras.

Campanha de links - divulga??o de banners

Criar um conte?do de qualidade com certeza auxiliar? outros links recomendarem nossa p?gina o que criar? um relacionamento saud?vel e lucrativo para ambos visto que ser? aumentada a visita??o do nosso site gra?as ? indica??o feita no outros portais. Links que apontam para o site da sua empresa que estejam em outros endere?os na internet conceituados tamb?m podem aumentar seu ranking nos resultados das buscas. Fa?a contato com webmasters dos sites relacionados ao seu produto para verificar a possibilidade de que a URL do seu site possa ser exibida l?.

Campanha de publicidade - "click"!

Na era participativa em que nos encontramos - no final de junho passado registramos 40 milh?es de usu?rios da Internet no Brasil - dado que o Brasil tem aproximadamente 184 milh?es de habitantes, o n?mero de internautas j? equivale a 22,5% da popula??o.

Voc? deve utilizar palavras-chave para levar o iternauta poder localizar com facilidade seu site logo, saiba utilizar uma correta combina??o de palavras- chave no site de busca. Voc? pode optar pela contrata??o da campanha do "click" e s? pagar? ao ter o seu an?ncio clicado - consulte as informa?es detalhadas diretamente em um site de busca ou pe?a para a sua ag?ncia de publicidade orient?-lo quanto ?s diversas formas de ser localizado na Internet.

De acordo com reportagem publicada na Revista Exame de 10/07/2008:

"Empresas de todos os portes t?m enfrentado situa?es semelhantes na internet - e os grandes respons?veis por essa amea?a, ainda que sem nenhuma inten??o, s?o exatamente os sites de busca. Ao mesmo tempo que eles ampliam a visibilidade das empresas, dando oportunidade para que o internauta conhe?a mais sobre a companhia e eventualmente at? compre seus produtos, tamb?m exp?em as corpora?es a uma enxurrada de cr?ticas, vindas de blogs e grupos de discuss?o, que podem provocar danos graves ? reputa??o. Por causa desse efeito colateral, vem ganhando espa?o um novo tipo de ag?ncia de publicidade: aquela que procura auxiliar as empresas a lidar com o lado negro do Google e de seus cong?neres. Nos Estados Unidos, essa atividade, conhecida como searching engine optimization (SEO), est? rapidamente se incorporando ?s estrat?gias de comunica??o de muitas companhias - nos ?ltimos 12 meses, as ag?ncias que se dedicam a esse mercado faturaram cerca de 8 bilh?es de d?lares. No Brasil, o sistema ainda ? pouco conhecido, mas empresas como GM, banco Real, Cyrela, Motorola e SulAm?rica j? adotaram a novidade. "Se o consumidor migra para o digital, temos de acompanh?-lo n?o s? na hora da compra mas em todo o processo", diz Samuel Russel, diretor de marketing da GM".

O e-mail marketing

? uma a??o coordenada de envio de mensagens personalizadas para uma base de dados pr?pria ou nova para praticar o conhecido "marketing 1 to1". Desta forma ? poss?vel atingir o alvo com a utiliza??o das vari?veis como renda, idade, n?vel escolar, bairro etc.

Existe confian?a no relacionamento?

Nos ?ltimos doze meses, o n?mero de consumidores virtuais - que realizaram pelo menos uma compra via internet - cresceu 42% no Brasil. Isso significa que, hoje, h? no pa?s cerca de 11,5 milh?es de internautas que j? realizaram pelo menos uma aquisi??o ? dist?ncia. H? setores que ainda subutilizam o e-commerce; entre eles est?o o de vestu?rio/acess?rios e alimentos/bebidas, segundo a pesquisa "Web Shoppers", realizada pela consultoria e-bit em parceria com a C?mara Brasileira de Com?rcio Eletr?nico (Camara-e.net), conforme informa??o da Revista Amanh? em 21/08/2008.

Al?m da quest?o log?stica, h? outros fatores que impedem esses setores de explorar melhor o potencial das vendas virtuais. O de roupas e acess?rios, por exemplo, necessita de uma padroniza??o das pe?as e tamanhos - cada marca segue uma escala diferente.

Loja f?sica & compras virtuais

O mesmo estudo mostra que o brasileiro prefere fazer compras nos sites de que empresas que atuam no mundo real - em vez de comprar em lojas que existem somente na internet. "A confian?a na marca ? um fator muito importante. Eu compro na loja X porque ela est? na internet e se eu tiver muito problema vou ? loja de rua e troco, apesar da sistem?tica n?o ser exatamente assim". Uma evid?ncia disso ? o fato de que entre 40% e 60% das pessoas visitam a "loja real" antes de efetuar uma compra virtual. As pessoas necessitam de refer?ncias do mundo f?sico.

O Brasil ? o l?der no ranking mundial de navega??o na internet. Em julho findo foram registrados 23,7 milh?es de usu?rios residenciais de acordo com levantamento do Ibope/Net Ratings.

O que fazer para atrair e fidelizar usu?rios

Para que o site tenha resultado ? necess?rio uma pesquisa pr?via junto ao seu alvo. Anuncie nos "classificados online" e nos sites que ofere?am conte?do para o seu p?blico-alvo. O seu site deve ser ?gil, vers?til e estar sempre atualizado para n?o desiludir ao interessado. Responda aos e-mails recebidos com rapidez (sugest?o: 48 horas) ningu?m gosta de esperar; nem mesmo Voc?!

Executivo: Analise se o site de sua empresa ? atrativo, ?gil, atualizado e mostra a realidade da empresa para conquistar a aten??o do Cliente levando-o ? compra.


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de marketing com
o consultor Roberto Monti.

Roberto Monti ? consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000