Olimpçadas não aquece mercado em JF

Por

Olimp?adas n?o aquecem mercado em JF Comerciantes n?o receberam mercadorias com tema das Olimp?adas e juizforanos tamb?m n?o est?o procurando


Priscila Magalh?es
Rep?rter
11/08/2008

As lojas de artigos esportivos e as de produtos variados n?o est?o registrando procura por objetos que costumam fazer parte da torcida pelo Brasil nas competi?es. A maioria delas sequer recebeu camisas, bolas e uniformes da sele??o brasileira.

Entre as explica?es dos lojistas est?o a falta de produ??o na ind?stria e o hor?rio da transmiss?o dos jogos, que n?o animou os juizforanos. "Tudo o que acontece no Jap?o e na China ? ruim para n?s e durante as Olimp?adas n?o ? diferente", diz o gerente de uma loja de roupas esportivas Alaor Soares.

O gerente Almir Toledo, de uma outra loja, tamb?m n?o recebeu as roupas voltadas para os jogos e faz uma compara??o com o Pan-Amerciano, realizado no Brasil no ano passado. "Para o Pan, t?nhamos muita coisa e vendemos bem", explica.

O ?nico produto voltado para as Olimp?adas que a loja est? comercializando ? uma bola de futebol com ideogramas chineses. "Mas n?o est? tendo procura", completa. Uma pr?tica observada pelo gerente ? o fato de os torcedores usarem a camisa do time de futebol do cora??o na torcida para o Brasil nas Olimp?adas.

"N?o sei se a ind?stria n?o produziu ou se n?o mandou o representante at? ? loja", diz o vendedor de uma outro estabelecimento, Pedro Marcelino. Al?m dessas duas possibilidades, ele ainda v? o hor?rio dos jogos como um dificultador. "? sempre de madrugada. Assim n?o tem jeito", completa.

Na loja onde a vendedora Aline de Souza Pires trabalha, h? algumas camisas e casacos do Brasil em exposi??o na vitrine e nos cabides. Por?m, ela confessa que as pe?as n?o chegaram para os jogos e ainda diz que n?o existe procura por parte dos juizforanos. "Quem costuma comprar s?o os estrangeiros que v?m ? cidade", explica. E completa. "Colocamos na promo??o e nem assim estamos vendendo".

A grande procura acontece durante a Copa do Mundo (confira o Especial Copa do Mundo 2006), quando a loja registra muito movimento e procura n?o s? por camisas. "Vendemos de tudo: camisa, short, bon?, jaqueta", diz.

As lojas de produtos variados, onde costuma-se encontrar bandeirinhas, apitos, cornetas e faixas para usar na torcida pelo Brasil nas competi?es, n?o t?m nenhum desses objetos expostos. "Pode ser que tenha no estoque, mas n?o foram colocados nas prateleiras", diz a vendedora Paula M?rcia. Na loja em que ela trabalha tamb?m n?o h? procura.

Esperan?a na pr?tica de esportes e na primavera

Se os objetos voltados para as Olimp?adas n?o est?o no mercado, alguns comerciantes comemoram o aumento discreto na venda de roupas de gin?stica para a pr?tica de esportes variados. "Os jogos estimulam as pessoas a praticarem esporte. Sempre h? aumento nas vendas nessa ?poca", diz Alaor.

Pedro tamb?m percebeu um aumento nas vendas na semana passada, mas n?o soube dizer quanto. O vendedor n?o est? otimista. "N?o acredito que esse aumento vai seguir em frente". A esperan?a est? na entrada da primavera. "Mas o tempo mais quente faz com que as pessoas procurem roupas mais leves para praticar esportes".