Roberto Monti Roberto Monti 4/11/2009

A internet e os novos desafios

tecado de um computador, o mouse e um globoO mundo passa hoje por grandes transformações. As principais causas destas mudanças são a tecnologia, a economia global, a concorrência, os sistemas sociais, a legislação e os próprios consumidores. E por isso temos que pensar em um novo conceito de marketing que ofereça condições de competitividade. Um dos principais desafios do marketing deste século é a própria comunicação. Ficou ainda mais difícil identificar e avaliar os segmentos de consumidores, direcionar e integrar todas as atividades de comunicação, desenvolvendo múltiplas mensagens e imagens de marca, criando respostas rápidas para desafios competitivos e de mercado. Outro desafio é ter produtos e serviços individualizados, fabricados mediante solicitação dos Clientes. Um dos grandes propulsores do e-commerce é a inclusão digital. Consumidores das classes C e D têm acesso cada vez mais facilitado à internet - e começam a despertar para as vantagens de realizar compras com o mouse. Foi estabelecido um novo modelo de compra, sem fronteiras, sem vendedor e sem hora para fechar em um ambiente altamente interativo. Não deve ser encarado como uma simples opção e, sim, como imposição do mercado.

Pesquisa realizada por empresa de consultoria de comércio eletrônico mostrou que no 1º semestre deste ano as compras via internet cresceram 27% em comparação com o mesmo período do ano passado, aumento este auxiliado com a entrada de dois grandes nomes do comércio varejista no sistema. Este aumento deve-se também ao desempenho da economia do país, alto índice de empreendedorismo, melhora do poder de compra da população e ser - de acordo com o estudo de um importante player da tecnologia mundial - um dos países que apresentam melhor cenário econômico para o desenvolvimento do e-commerce estimando-se cerca de 300.000 novos consumidores por mês e neste ano, segundo as projeções deve faturar cerca de R$ 10 bilhões.

Os principais objetivos das empresas

  • Aumentar e melhorar o relacionamento

  • Aumentar a capacidade competitiva e de diferenciação

  • Reforço da marca

  •  Ampliação geográfica e de mercado

  • Melhorar acesso à escolha de seus produtos/serviços

  •  Implementar e se adequar aos novos comportamentos da demanda

  • Aumenta o conhecimento dos hábitos dos consumidores e a sua fidelização


Os hábitos dos consumidores no uso da internet:

  • Tomar conhecimento de um novo produto/serviço

  • Buscar melhores condições de compra

  • Visualizar em detalhes as características do produto desejado

  • Usa internet para consulta e finaliza a compra na loja física

  • Compra o produto com base nas recomendações postadas na internet

  • Faz recomendações de compra a outros consumidores via internet

A internet aumenta a possibilidade dos consumidores falarem das empresas em outros canais – blogs, Twitter, Orkut, YouTube, Facebook, etc e esta opinião que fica gravada na web poderá ser recuperada e analisada com a finalidade de melhor atender aos desejos dos Clientes.

Executivo: Analise estas informações e veja o que pode ser aplicado em sua empresa visando atender e ampliar a sua rede de Clientes.

 


Roberto Monti
é consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - São Paulo, 09/2000