Roberto Monti Roberto Monti 6/10/2010

O marketing competitivo em prol de sua empresa 

foto ilustrando a concorrênciaO século XXI tornou-se muito exigente e nos últimos 20 anos estamos vivendo uma Revolução do Conhecimento cercada por inovações tecnológicas e uma Revolução Comportamental com novas exigências profissionais, pois, a globalização tornou o mundo muito mais complexo.

Como fazer para conhecer melhor seus concorrentes prevendo e antecipando seus passos, como forma de planejar estrategicamente conquistando maior fatia de mercado?

Imersas na sociedade do excesso de informação, as empresas de todos os segmentos, buscam ter uma imagem mais nítida do mosaico que se forma a sua frente. Nesse cenário, o marketing competitivo (MC) surge como uma ferramenta para tentar reduzir a incerteza e minimizar os riscos para os tomadores de decisão. É um processo que envolve toda coleta de informações estratégicas que existem no mercado abrangendo seus concorrentes e analisando quais as que afetam de forma direta, imediata ou a um longo prazo a sua posição no mercado altamente competitivo. A interação da sociedade da informação e a economia de um país acontecem através de uma superestrutura de comunicação, apoiada em tecnologias da informação e, o mais importante, o conhecimento, sua criação, seu armazenamento e a sua disseminação, ou seja, o que se denomina atualmente de 'nova economia', é a associação da informação ao conhecimento, sua interação e apropriação econômica e social. Além disso, exige dos diferentes segmentos econômicos uma mudança significativa no processo produtivo e de inovação.

A Inteligência Competitiva está voltada para produzir conhecimento referente ao ambiente externo visto que o ambiente globalizado e os contínuos avanços tecnológicos geram imediatas e repentinas alterações no mercado. Assim, o Executivo deve estar municiado de todas as informações do seu mercado, de seu (s) concorrente (s) e da evolução da tecnologia no que se refere ao seu negócio. Procure analisar os seguintes dados:

  • O seu concorrente é inovador? Procure saber da capacidade de seu concorrente em inovar, quais são seus recursos materiais, técnicos, humanos, tecnológicos - Quais são os meus concorrentes mais fortes?
  • Capacidade de produção: seu concorrente está apto para produzir e comercializar produtos de acordo com as necessidades da comunidade e oferecer os serviços de assistência técnica que a região demanda? Como é aplicada a estratégia de marketing e os recursos disponíveis? - Que outras empresas poderão ser mais fortes nos próximos cinco anos?
  • Recursos financeiros: seu concorrente é uma empresa sólida na região e emprega com lógica e racionalidade os recursos financeiros quer seja na produção, na compra de matéria-prima, em pessoas e divulgação na comunidade? - Qual a minha posição em relação aos concorrentes?
  • Qual a reação esperada de seu concorrente? Caso Você faça mudanças nas ações de sua empresa visando à conquista de nichos de mercado ainda não explorados na comunidade ou região de atuação, com qual velocidade seu concorrente poderá reagir e tomar à frente neste caso? - O que poderá ser feito agora?

Reflita Empresário/Executivo: o que deve ser colocado em ação para sua empresa continuar competitiva e aumentar a participação no mercado?



Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - São Paulo, 09/2000