Roberto Monti Roberto Monti 8/11/2010

Sua marca, sua força!

Várias marcasDado ao grande número de slogans, nomes, símbolos e mensagens de produtos e serviços de todos os tipos que bombardeiam a mente dos consumidores alguns deles gozam de preferência. Assim, podemos dizer que é inquestionável a importância da marca na vida das pessoas, que podem diferenciar em um primeiro momento um fornecedor em relação a outro, mediante a observação das marcas e dos símbolos. Como agregar valor à marca da loja? Convém lembrar que não se constrói e mantém a marca forte no mercado somente com preços baixos e facilidade de compra. Ao se escolher um nome de marca, lembrar que ele deve ser coerente com o posicionamento de valor.

Ficou ainda mais difícil identificar e avaliar os segmentos de consumidores, direcionar e integrar todas as atividades de comunicação, desenvolvendo múltiplas mensagens e imagens de marca, criando respostas rápidas para desafios competitivos e de mercado. Nesta fase de transição e incerteza de mercado, produtos, serviços, empresas, marcas, todos atravessam um período de grandes dificuldades. O comportamento do consumidor nestas épocas sofre grandes variações em busca de preços e condições mais favoráveis, ou seja, fazem o seu dinheiro valer mais e comprar mais. As empresas veem o nome como uma estratégia valiosa. O nome de uma marca é estratégico para o sucesso dela. Você não está criando apenas uma palavra, mas um pedaço de propriedade intelectual que a companhia terá.

Em um mercado altamente competitivo, onde se valoriza a especialização, a lealdade à marca é fator vital para a empresa. Também é importante lembrar que esta lealdade é conseguida com muito sucesso pela propaganda boca a boca resultante da satisfação do Cliente. E se não ocorrer esta satisfação, o que acontecerá? "Branding" nos dias de hoje mais do que nunca significa a experiência total que o Cliente tem com a marca, produtos e serviços. Para ser facilmente memorizado pelo Cliente e alcançar os resultados almejados, o nome da marca:

  • Deve lembrar algo a respeito dos benefícios do produto/serviço;
  • Deve ser fácil de pronunciar, reconhecer e lembrar;
  • Deve ser singular, especial, raro;
  • Não deve ter conotações pejorativas em outros idiomas ou na maneira dos habitantes se expressarem na localidade onde será instalada a empresa.

A grande preocupação das empresas hoje é trabalhar com as redes sociais e investir em ações sustentáveis, fatores fundamentais para as marcas que querem permanecer e destacar no acirrado mercado. Da mesma forma as relações entre esses dois fatores e a economia dos países é um assunto ainda pouco explorado, apesar de sua necessidade para o entendimento do perfil do público-alvo de cada empresa em sua área de atuação.

Empresário/Executivo: as marcas de maior apelo entre os Clientes são as mais lembradas e que agregam os atributos de valor, qualidade, confiança, além de forte imagem.



Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.