• Assinantes
  • Negócios

    Finanças empresariais X finanças pessoais

    Carolina Lopes Carolina Lopes 24/01/2018

    Olá internautas! Vamos começar o ano falando sobre um tema que interessa a muitos empresários de pequenos negócios. Como separar as contas da empresa das contas pessoais? A dificuldade surge primeiramente em função dos sócios das empresas não terem um salário fixo e muita das vezes fazerem retiradas de forma desorganizadas. O que acontece é que no final do mês surgem as dúvidas: “Cadê o lucro da empresa?” ou “Para onde foi o dinheiro se as vendas aumentaram esse mês?”.

    É muito comum escutar de pequenos empresários que as contas da mensalidade da escola dos filhos, do condomínio e da luz de casa já ficam juntas com as contas do aluguel da loja, dos boletos dos fornecedores e são todas pagas com o dinheiro da empresa.

    O problema está na hora de fazerem os registros. É muito importante que estas contas não sejam classificadas como contas fixas da empresa. O ideal seria os sócios terem datas certas para fazerem as retiradas com valores já estipulados previamente. Desta forma o fluxo de caixa da empresa não fica comprometido. Em certos casos pode acontecer de pagar primeiro as contas pessoais e as contas da empresa com juros altos ficarem em aberto, gerando um ônus maior. Além disso, sabemos que, às vezes, o micro empresário acumula diversas funções e pouco tempo sobra para depois fazer a separação das contas que foram pagas.

    Então, que tal aproveitar esta época onde as energias estão concentradas em traçar novas metas para o ano que se inicia e incluir na listinha uma reorganização das finanças empresariais e pessoais?

    Na próxima coluna vou trazer dicas para auxiliar os planejamentos financeiros!

    Abraços e que 2018 seja um ano de bons negócios!

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.