• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios
    Nome do Colunista Carolina Lopes 10/12/2015

    Dicas para fidelizar e atrair clientes através do pós-venda

    fotoMuitos empresários consideram o fim de ano a melhor época para aumentar as vendas do empreendimento. Porém, acabam esquecendo que a melhor forma de aumentar o lucro é a satisfação do cliente que muitas das vezes não se conquista apenas na venda. O cliente não só gosta de ser bem recebido e ter um vendedor que esclareça suas dúvidas, mas que esteja disposto a dar o suporte quando necessário e ser atendido em caso de um serviço mal prestado.

    É neste momento que o pós-venda se torna extremamente necessário, não somente como uma ferramenta de fidelização, mas também como um diferencial no mercado para atrair novos clientes.

    O conceito de pós-venda consiste em oferecer um suporte ao cliente após a aquisição do produto ou serviço. Permite uma aproximação maior entre vendedor e consumidor, além de poder ser um caminho importante para outras futuras negociações. Não é oneroso para empresa, podendo inclusive trazer excelentes benefícios.

    Mas não entenda pós-venda somente como perguntar ao cliente se ele está satisfeito.

    Seguem algumas dicas importantes:

    • Ligue ou envie e-mail para o cliente perguntando se o produto foi entregue, se chegou bem embalado e como combinado, se o serviço atendeu as suas expectativas e se ele necessita de algo. Busque o feedback, não espere que o cliente venha até você.
    • Peça sugestões, pois muitas vezes o cliente consegue enxergar algum déficit que você não vê.
    • Quando um cliente entra em contato precisando de ajuda para resolver um problema, ele quer uma solução e não uma boa justificativa. Tente resolvê-lo!
    • Após receber uma reclamação, sempre busque formas mais ágeis de entrar em contato com o cliente, ainda que a solução do problema não possa vir de forma imediata.
    • Esteja disposto a ouvir! Jamais ignore uma crítica, ainda que você não concorde com ela. Qualquer opinião sobre o seu negócio deve ser valorizada.
    • Evite a todo custo fazer promessas inviáveis para não aumentar ainda mais a insatisfação de quem comprou com você.

    Transmitir ao comprador a sensação de segurança e mostrar o quanto ele é valorizado pela empresa são alguns dos segredos para um pós-venda sem falhas. O melhor cartão, folder ou propaganda de uma empresa é uma imagem positiva que pode gerar boas recomendações e, consequentemente, novas venda. Invista nesta ideia!


    Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.