A importância de um bom diagnóstico empresarial

Nome do Colunista Carolina Lopes 29/09/2016

Um diagnóstico empresarial possibilita identificar as principais deficiências de uma empresa para determinar prioridades e definir ações concretas de melhorias. É recomendado para todas as empresas, independente do segmento ou porte, principalmente em mercados altamente competitivos ou em situações de instabilidades econômicas.

Este estudo permite uma revisão abrangente do sistema de gestão empresarial para identificar pontos fortes e pontos fracos, bem como ameaças e oportunidades. Desta forma, é possível definir um conjunto de metas, criando as estratégias necessárias para alcançar estes objetivos, gerando crescimento continuo.

Muitas das vezes as empresas traçam metas através de uma visão míope do negócio. Então, o primeiro passo é definir o negócio através de uma visão estratégica. É muito comum também focar em metas de vendas para aumentar o faturamento, enquanto o problema pode estar muito além de questões financeiras, como capacitação da equipe ou na qualidade do produto/serviço da empresa. O aumento das vendas e do lucro será, então, consequência se o problema for tratado pela raiz.

Resumindo, a finalidade desta ferramenta é identificar os problemas, determinar suas causas, avaliar os recursos disponíveis e implantar as soluções encontradas. Um bom diagnóstico é a melhor forma se solucionar problemas!

ACESSA.com - A import?ncia de um bom diagn?stico empresarial