Plano de Ação 5W2H

Nome do Colunista Carolina Lopes 12/12/2016
foto

Na coluna do mês passado expliquei Como elaborar um Diagnóstico Empresarial e falei da importância de se desenvolver um bom Plano de Ação para a execução das metas.

Planejamento de nada adianta sem ação! Com todas as metas organizadas fica mais fácil colocar em prática, sempre atentando para a possibilidade de ajustes necessários, pois um planejamento precisa ser flexível de acordo com as demandas que podem surgir no decorrer nas ações. Afinal o cenário pode mudar, pois fatores externos a organização podem interferir direta ou indiretamente.

Com as respostas dos questionamentos do Diagnóstico Empresarial o consultor consegue elaborar um Plano de Ação detalhado. Uma sugestão é utilizar a ferramenta de gestão conhecida como 5W2H para auxiliar o empresário na execução das ações proposta. O nome desta ferramenta foi assim estabelecido por juntar as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas neste processo:

  • WHAT – O QUE SERÁ FEITO (ETAPAS)
  • WHY – POR QUE SERÁ FEITO (JUSTIFICATIVA)
  • WHERE – ONDE SERÁ FEITO (LOCAL)
  • WHEN – QUANDO SERÁ FEITO (TEMPO)
  • WHO – POR QUEM SERÁ FEITO (RESPONSABILIDADE)
  • HOW – COMO SERÁ FEITO (MÉTODO)
  • HOW MUCH – QUANTO CUSTARÁ FAZER (CUSTO)

Este Plano de Ação pode ser útil em diversas situações, inclusive na vida pessoal. No meio empresarial ele pode ser utilizado desde o lançamento de um novo produto até a redução de gastos, por exemplo. Para pequenas e médias empresas é essencial, pois traz foco e praticidade para um micro empresário que muita das vezes acumula diversas funções de gestão. Como final de ano é época de reflexão e muitas expectativas, nada melhor do que aproveitar esta oportunidade e definir planos para o ano novo que se aproxima!


ACESSA.com - Plano de A??o 5W2H