• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios

    Dicas de como tirar sua empresa do vermelho

    Carolina LopesCarolina Lopes 6/05/2017

    Cuidar do orçamento do negócio continua sendo um grande desafio para os empreendedores brasileiros. Muitos empresários têm dificuldades com as finanças empresariais por não terem aprendido na vida pessoal o “bê-á-bá” do controle financeiro e acabam levando para os negócios esta carência na habilidade de gerenciar os recursos.

    Se você precisa reorganizar as finanças da sua empresa, confira o que pode ser feito para auxiliar nesse processo:

    1° Diagnóstico Empresarial: é preciso entender como está a situação atual do negócio, pois um bom diagnóstico é que irá determinar o caminho a ser seguido nas mudanças.

    2° Separar o pessoal do empresarial: um erro, infelizmente, ainda muito comum entre os empresários que faz com que as reservas dos negócios sejam esvaziadas para pagar contas pessoais. Usar os recursos da empresa pode prejudicar as possibilidades do próprio empresário em obter mais lucros. Se os sócios têm problemas financeiros pessoais eles devem cortar custos dentro de casa e não repassar este prejuízo para a empresa.

    3° Renegociar as dívidas existentes: após um levantamento detalhado das contas em aberto é possível identificar a melhor forma de quitar tais obrigações.

    4° Fazer uma análise detalhada dos gastos gerais: os custos variáveis já costumam diminuir também com a queda das vendas, então o foco deve ser cortar os custos fixos e tomar cuidado para não cortar investimentos que tragam resultados. Mas para isso é preciso saber diferenciar todos os tipos de gastos.

    5° Elaborar o Fluxo de Caixa: esta ferramenta pode ser chamada de “Bola de Cristal” da empresa, pois quando bem elaborado ele evidencia um saldo negativo no futuro. Assim, o empreendedor pode pensar em possíveis estratégias para não cair em dívidas.

    Se você sabe não sabe diferenciar os gastos gerais da sua empresa e nem elaborar um Fluxo de Caixa, acompanhe as minhas colunas dos próximos meses, pois irei abordar estes temas. São ferramentas de extrema importância para tomada de decisão estratégica. Bons negócios!

    Carolina Lopes é mestre em Economia e Gestão Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora há 11 anos, atualmente leciona no IF Sudeste MG. Atua como Consultora Empresarial há 17 anos, ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para Gestão de Pequenos Negócios; Educação Financeira e Empreendedorismo.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.