Fluxo de Caixa: o que é e como elaborar

Nome do Colunista Carolina Lopes 4/08/2017

Na coluna do mês de maio falei de algumas Dicas de como tirar sua empresa do vermelho e uma delas foi a elaboração do Fluxo de Caixa. Esta ferramenta pode auxiliar no planejamento financeiro tanto de curto como de longo prazo dos empreendimentos.

O Fluxo de caixa representa todas as entradas e saídas financeiras evidenciando um saldo positivo ou negativo no final do período. Ele deve Incluir um bom plano de contas e o lançamento de contas a pagar e a receber. Todas estas informações são organizadas por colunas que podem ser intituladas de Fluxo de Caixa Previsto e Fluxo de Caixa Realizado. Na primeira será registrada uma projeção de todas as vendas e gastos gerais da empresa e na segunda o lançamento do que de fato aconteceu naquele período estimado. A comparação das duas colunas é essencial para monitorar o planejamento que sempre sofre alterações, seja por fatores internos ou externos à empresa.

O primeiro passo para o empreendedor que ainda não usa esta ferramenta é fazer um levantamento de todas as vendas já efetuadas e ainda não recebidas, bem como estimar um valor para outras vendas futuras. Logo em seguida elencar todos os gastos gerais, preferencialmente diferenciando-os como ensinado na coluna anterior Diferenciando os gastos empresariais para tomada de decisão estratégica, para compor a previsão de saídas. Estas informações fazem parte da coluna de Previsão e o prazo para iniciar um planejamento de curto prazo pode ser de três meses, por exemplo.

Para apurar o saldo de um determinado período, basta somar ao saldo inicial de caixa da empresa a diferença entre todas as entradas e saídas.

Os registros para alimentar a planilha, dependendo do movimento financeiro do negócio, devem ser diários para não correr o risco de ficar sem alguma informação. Mas a comparação entre o Previsto e o Realizado pode ser ao final dos três meses.

Existem aplicativos e softwares que podem substituir uma planilha de Excel, mas para pequenos negócios este atende muito bem por ser mais acessível e prático.  Então, empreendedor, mãos a obra e bons negócios!

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.