• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios

    Dicas para gerenciar melhor seu tempo

    Carolina Lopes Carolina Lopes 19/08/2019

    Olá internauta, você tem costume de reclamar da falta de tempo para exercer suas atividades? Este discurso é muito comum através de algumas frases, como: “Não tenho tempo de praticar atividade física, de fazer um curso ou assistir uma palestra, de fazer uma visita, de ir à igreja...” Mas será mesmo que o tempo é o grande vilão da vida moderna?

    Os problemas com produtividade nas empresas começam a aparecer diante do volume de urgência. E, ainda, com excesso de reuniões, muitas vezes desnecessárias. Alguns assuntos podem ser tratados através de comunicados, via e-mail, por exemplo. Reuniões para serem produtivas precisam seguir uma pauta, ter tempo para começar e terminar e alguém para conduzir com habilidade de não perder o foco. E, claro, começar na hora marcada!

    Já na vida pessoal o grande vilão hoje em dia são as interrupções pelo celular e a internet. É muito comum escutar que com tanto trabalho não sobra tempo para ler um livro ou ler um jornal, mas é fácil perceber que estas pessoas estão gastando boa parte do tempo com redes sociais.

    Faça o tempo trabalhar a seu favor, tenha um planejamento e aprenda a priorizar as tarefas reduzindo as horas gastas com atividades improdutivas. Analise seus pontos passíveis de melhoria e os transforme em atitudes produtivas, seguindo algumas dicas:

    • Faça uma lista de tarefas a serem realizadas e organize por ordem de prioridade;
    • Tenha por escrito um conjunto de metas pessoais e profissionais bem definidos;
    • Utilize produtivamente o tempo de espera e de deslocamento;
    • Defina um horário para ler e responder e-mails;
    • Evite que informações desnecessárias cheguem até você;
    • Controle os telefonemas considerando duração e objetivo;
    • Aprenda a delegar tarefas e saiba dizer não, sem causar conflitos nas relações interpessoais.
    • É uma ilusão achar que é possível fazer tudo ao mesmo tempo. A produtividade cai e há uma perda de desempenho. Então, comece agora mesmo um projeto para melhorar sua habilidade no gerenciamento do tempo. Até a próxima coluna!
    Carolina Lopes/colunistas/fotos/carolina_lopes_materia.jpg

    Carolina Lopes é mestre em Economia e Gestão Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora há 11 anos, atualmente leciona no IF Sudeste MG. Atua como Consultora Empresarial há 17 anos, ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para Gestão de Pequenos Negócios; Educação Financeira e Empreendedorismo.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.