Inadimplentes na mira dos lojistas
SPC Brasil disponibiliza lista de devedores do pa?s

Deborah Moratori
16/04/03

H? um m?s, Juiz de Fora disp?e, atrav?s da C?mara de Dirigentes Lojistas (CDL), de um banco de dados com informa?es sobre a lista de consumidores inadimplentes do pa?s. Lan?ado em mar?o, o SPC Brasil ? uma rede de dados integrados sobre cr?dito.

Ao cruzar registros das C?maras de Dirigentes Lojistas e Associa?es Comerciais do pa?s, o SPC Brasil constitui-se no maior sistema de informa?es de cr?dito dispon?vel aos estabelecimentos comerciais.

Trata-se de um banco de dados que possibilita ao lojista, a partir de qualquer localidade, ter uma informa??o em n?vel nacional com apenas uma consulta. S?o mais de 40 milh?es de registros de inadimplentes ? disposi??o dos comerciantes. E o tempo de resposta ? consulta ? extremamente curto, quase simult?neo.

"Com a interliga??o dos bancos de dados de 27 estados, o lojista tem mais confian?a e maior possibilidade de ?xito nas vendas", explica o diretor da C?mara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora, Vandir Domingos da Silva. "O sistema diminui as chances de um inadimplente do estado do Rio de Janeiro, por exemplo, estar comprando em Juiz de Fora".

Menos arriscado
A consulta pode ser efetuada pela internet ou atrav?s de um terminal eletr?nico que o lojista solicita. O servi?o tem um custo e pode ser acessado pelas lojas filiadas ? CDL. Vandir diz que, na verdade, o servi?o representa um investimento para o comerciante, porque o risco atual de se efetuar uma venda sem consulta ? enorme.

"A inadimpl?ncia na cidade ? grande". Em rela??o a fevereiro, o ?ndice de inadimpl?ncia do m?s de mar?o aumentou 28,03%. "Formando um grande banco de dados, o SPC Brasil garante uma seguran?a maior para o lojista na hora da venda".

Neste primeiro m?s em que o servi?o est? dispon?vel para os lojistas, foram cadastradas mais de 12 mil consultas. "Por enquanto, os lojistas est?o conhecendo o sistema, mas a tend?ncia ? que esse n?mero aumente ainda mais", afirma Vandir.

O SPC Brasil, segundo o presidente da CDL de Juiz de Fora, al?m de informar sobre a inadimpl?ncia de transa?es com cheques, tamb?m possibilita o lojista saber se um determinado comprador est? negativo no com?rcio com compras por carn?s. "Esse sistema co?be bastante o aumento dos ?ndices de inadimpl?ncia que t?m crescido devido ? situa??o econ?mica do pa?s", garante.