Juiz de Fora: cidade receptiva
Taxa arrecada verba para atrair eventos para cidade

Avenida Rio Branco Deborah Moratori
17/06/03

Desenvolver a atividade turística em Juiz de Fora, vender a cidade lá fora para fazer com eventos, feiras e seminários aconteçam aqui. Esse é um dos principais objetivos da room tax, taxa de hospedagem internacionalmente conhecida e utilizada com sucesso em hotéis de várias cidades.

"A room tax é uma proposta do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau arrecadada pelo setor hoteleiro junto aos seus hóspedes", explica a coordenadora do JFC&VB, Simone Maia Lima. "É um sistema de cobrança que, em Juiz de Fora, varia de R$ 0,70 a R$ 1,00 por diária, de acordo com os serviços que o hotel oferece".

Em várias cidades do mundo, a room tax é a principal fonte de recursos para os convention bureaux. O dinheiro arrecadado por esses órgãos é revertido na produção de material para divulgação das cidades como destino turístico. São mapas, guias, folderes, propagandas para mostrar a estrutura e o potencial de Juiz de Fora, no caso do JFC&VB, para sediar eventos. A verba também é usada como auxílio nas viagens para captação desses eventos.

Museu Mariano Procópio Centro de Estudos Murilo Mendes Centro Cultural Bernardo
Mascarenhas

Paga quem quer
Em Juiz de Fora a taxa está sendo arrecadada desde janeiro por dez hotéis que são mantenedores do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau. A room tax é cobrada no check-out junto à fatura apresentada ao hóspede. O valor da taxa é calculado de acordo com o número de diárias, sendo que o pagamento é opcional. O hóspede pode contribuir com o valor que desejar, podendo este ser inferior ao número de diárias.

Calçadão da Halfeld "A decisão de efetuar o pagamento ou não é somente do turista, mas é importante que ele saiba que esse dinheiro será usado para melhorar o atendimento na cidade", informa a coordenadora do bureau. Ela explica que não está havendo rejeição quanto ao pagamento da taxa. "A room tax é uma cobrança internacional, os clientes habituados a se hospedarem em hotéis já estão acostumados".

O JFC&VB é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento turístico sustentável da cidade através da captação, geração e incremento de eventos em geral, especialmente os de natureza cultural. A associação tem o objetivo de atrair e aumentar o fluxo de visitantes na cidade, bem como de promover o desenvolvimento e a difusão cultural, científico, tecnológico e artístico.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.