Franquias: novos negócios com menos riscos
Em Juiz de Fora, alimentícios e produtos de beleza ainda têm mercado, enquanto educação e vestuário estão saturados

Fernanda Monteiro
21/01/04


A economista Márcia Rezende de Medeiros Mota faz uma breve análise do mercado juizforano

Ouça! Leia!

Imaginarium, O Boticário, Contém 1g, Number One... O que eles têm em comum? São todos franquias (ou franchising), tipos de empreendimentos fáceis de encontrar em Juiz de Fora. A equipe ACESSA.com pesquisou em algumas franquias da cidade como é a experiência de se tornar um fraqueado, qual o investimento, as vantagens e desvantagens deste ramo, numa reportagem especial.

Para quem pretende apostar neste tipo de negócio, antes de mais nada, deve entender que a franquia é um sistema de parceria empresarial. A franqueadora vende o know-how (em inglês, "como fazer") de operação de seu negócio, que foi previamente testado e comprovadamente rentável e eficiente, a terceiros. Os franqueados ficam autorizados a utilizar a marca e distribuir seus produtos ou serviços em determinada área. O investimento varia de R$ 3 mil a R$ 2 milhões, depende do tipo de serviço que será prestado (veja os valores).

Onde é melhor investir
As franquias do ramo de educação e vestuário são consideradas pela economista, Márcia Rezende de Medeiros Mota, ramos saturados em Juiz de Fora. Segundo ela, o vestuário é o que mais tem concorrentes, sendo assim o mais instável para quem pretende investir."Existem várias fábricas na cidade e região que podem oferecer o produto por bom preço", ressalta.

Por outro lado, alguns setores continuam sendo boas opções de investimento. O alimentício e o setor de beleza e cosméticos em geral podem crescer. "Até porque as pessoas estão procurando se cuidar mais", reitera Márcia.

A economista ressalta que, mesmo com a avaliação global, cada opção deve ser analisada individualmente. "Na hora de escolher a franquia, as pessoas devem analisar o seu concorrente, saber qual o perfil dele, seus pontos fortes e fracos. E, na sua franquia, buscar atuar o máximo para suprir os pontos fracos do concorrente".

Leia mais sobre este tema
Clique no tema para ler a matéria

Experiências de franqueados
Se por um lado a franquia poda a criatividade de seus praticantes, por outro pode diminuir os riscos e erros já previstos e superados pelas empresas franqueadoras. Veja o que alguns empresários de Juiz de Fora acham do sistema de franquias.
Vantagens e desvantagens da franquia
Em Minas Gerais o número de franqueadores é da ordem de 75 empresas. No Brasil, o número de empresas franqueadoras está em torno de 850 marcas. Em Juiz de Fora não se tem números certos, mas o consultor, Carlos Ruben Pinto, garante que o número é bom e fala das vantagens e desvantagens.
Passo a passo da franquia
Saiba as etapas da abertura de uma franquia e os cuidados que o empresário deve ter para diminuir os erros com o fracasso. O consultor, Sebrae Paulo Veríssimo, fala como.
Características da franquia
Conheça as características da franquia e saiba o que são os royalties e as outras taxas cobradas

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.