Pevãodo de entressafra provoca aumento no preão do leite. Entretanto, cooperativa de São João Nepomuceno afirma que houve uma queda no atacado

Por

Segunda-feira, 14 de julho de 2008, atualizada ?s 19h

Pesquisa em JF mostra que houve aumento no pre?o do leite. Entretanto, cooperativa de S?o Jo?o Nepomuceno afirma que houve queda no atacado



Daniele Gruppi
Rep?rter

O levantamento semanal de pre?os do leite tipo C, realizado pela Prefeitura, indicou que o custo m?dio do produto teve mais uma alta, passando de R$ 1,58, na ?ltima semana, para R$ 1,59, o equivalente a 0,063% de altera??o.

O per?odo de entressafra, que come?a em mar?o e vai at? agosto, justifica o aumento. Nesses meses como chove menos, as vacas comem menos e, conseq?entemente, produzem menos mat?ria-prima. A demanda fica maior que a oferta, e os pre?os sobem.

Entretanto, o presidente da Cooperativa de Produtores de Leite de S?o Jo?o Nepomuceno Her?nio Alves de Castro afirma que o mercado est? at?pico, pois o pre?o do produto no atacado caiu. "O valor repassado para os produtores em julho referente a junho foi menor".

Segundo Castro, a exporta??o do leite em p? diminuiu devido ? queda do d?lar. "Todo produto que n?o conseguimos exportar, sobra, pois a demanda do mercado interno ? est?vel. O valor para o produtor passa a ser menor para possibilitar a competi??o no mercado internacional", explica.

Outro fator ? o aumento no custo da cesta b?sica. "Como o pre?o dos alimentos b?sicos, como o arroz e o feij?o, aumentou, o consumidor parou de comprar leite e produtos derivados".