Neg?cio virtual, lucro real Empresas investem na cria??o de websites como forma de atrair mais
clientes. Especialista d? dicas de como obter sucesso


Ricardo Corr?a
Rep?rter
29/11/05

S? no m?s de outubro deste ano, segundo o Ibope, 11,7 milh?es de brasileiros usaram a internet em casa. No total, s?o 32,1 milh?es de conectados em todo o pa?s.

N?meros que devem crescer ainda mais nos pr?ximos meses j? que as vendas de computadores pessoais subiram incr?veis 78,5% no terceiro trimestre do ano.

O ano de 2005 termina e o 2006 come?a com um contingente de mais 5,2 milh?es de computadores nas casas dos brasileiros, 30% a mais do que na virada do ano passado. Al?m disso, no ?ltimo m?s, os brasileiros ficaram 18 horas e 42 minutos na internet, superando os pa?ses desenvolvidos.

N?meros fortes, que indicam que o processo de massifica??o da internet est? a pleno vapor. E ? por isso que empresas que nunca pensaram na id?ia est?o agora apostando e investindo em sites e publicidade online. Est?o fazendo um movimento que h? alguns anos j? se v? com for?a nos Estados Unidos, onde o faturamento em publicidade na grande rede foi de 3,1 bilh?es de d?lares entre julho e setembro.

Os brasileiros j? come?am a descobrir que a web pode ser sim um bom neg?cio, o que explica o fato de que 467 mil empresas e individuos j? registraram mais de 840 mil nomes de dominios, sendo 140 mil nos ?ltimos 12 meses.

E, em Juiz de Fora?
Em Juiz de Fora n?o ? diferente e muitas empresas est?o apostando na cria??o de um site na internet como mais uma porta para se comunicar e interagir com os clientes. Caso de uma loja especializada em produtos para festas que acabou de criar o seu dom?nio na internet. A empresa, que ? uma refer?ncia na venda deste tipo de produto, aproveitou uma demanda dos pr?prios consumidores para definir o que teria na fase inicial de seu site.

O gerente comercial, Jos? Carlos Vieira de Aguiar (foto ao lado), explica que o projeto na internet est? apenas come?ando e vai ajudar os clientes em coisas que a loja n?o teria capacidade de atender.

"Nossa principal busca ? por um contato de relacionamento com o cliente. Muitas vezes n?s n?o conseguimos atender perguntas feitas pelo cliente na loja e o site ajuda nisso. N?s tamb?m temos um sal?o de festas para loca??o e o site serve para que a gente mostre as fotos, por exemplo", explica ele, ressaltando outras funcionalidades do site.

"Temos uma sala de cursos, como o de confeitaria de bolos e as pessoas est?o sempre querendo saber quando vai acontecer a pr?xima turma. O site tamb?m tem isso, assim como receitas, mas ? s? o in?cio. ? um canal aberto 24 horas, sete dias por semana", ressalta, dizendo, no entanto, que as vendas na internet n?o est?o descartadas.

"Claro que n?s pensamos, mas n?s temos 12 mil produtos. Para colocar tudo isso n?s ser?amos um mini 'submarino', diz ele, lembrando do famoso site de compras na internet. Mas ele v? com bons olhos a possibilidade.

"Dentro do site n?s podemos colocar tamb?m produtos de outras pessoas. Tem sempre algu?m ligando para saber de produtos que n?s n?o fazemos, mas que est?o dentro dessa ?rea de festas. N?s podemos "sub-alugar" um espa?o para essas pessoas dentro de nosso site", diz o empres?rio, que no entanto est? satisfeito com o resultado inicial.

"Sem divulga??o nenhuma n?s j? tivemos 350 visitas no primeiro m?s. Para um site que ainda n?o estava nem nos sistemas de busca e sem divulga??o nenhuma, o resultado foi muito bom".

H? tr?s anos atr?s, Leonardo Carneiro (foto ao lado) n?o pensava em investir na internet. O gerente de vendas de uma concession?ria de Juiz de Fora, no entanto, repensou sua posi??o. Os tempos evolu?ram rapidamente e o empres?rio resolveu apostar nesses novos tipos de publicidade. Criou o site nos moldes das outras concession?rias da mesma fabricante e j? pensa em novas formas de prender a aten??o dos consumidores.

"Nossa id?ia ? trabalhar o site para que ele seja institucional e comercial. Que tenha algo diferente com tudo o que um site sobre autom?vel proporciona".

A empresa quer aproveitar o espa?o para disponibilizar o estoque para consulta, simula??o de financiamento, cores e servi?os. Antes de fazer isso, no entanto, s? com um link que ? disponibilizado diretamente para o site do fabricante, em que o consumidor escolhe a concession?ria onde quer comprar, os resultados j? est?o aparecendo. Dos ?ltimos 63 carros que ele vendeu, 23 foram pela internet; ou seja, 36% do total.

Al?m do site, Leonardo Carneiro tamb?m apostou em publicidade nos ve?culos. Ele anunciou tr?s vezes no Caderno Mulher da ACESSA.com. O que pesou para essa escolha, segundo ele foi que 48% das compras s?o decididas por mulheres e 82% t?m participa??o delas de alguma forma. Agora ele quer buscar novos p?blicos com essa publicidade e diz que investir na internet ? hoje quase uma obriga??o das empresas.

"Eu antes achava que era cedo, mas hoje ? entendo que ? como fazer um an?ncio no jornal. Voc? tem que estar na internet como est? nas outras m?dias. S?o mais algumas pessoas que voc? est? atingindo. Temos os adolescentes que influenciam tamb?m na escolha e essas coisas", diz ele, ressaltando, no entanto, que o empres?rio deve ter cuidado na hora de escolher onde anunciar. "Temos que filtrar bem e escolher bem os sites".

Leia mais:

  • Dicas de um especialista para ter sucesso no e-business
  • Saiba como anunciar no Portal ACESSA.com