Embalados por uma das melhores datas do ano, lojistas esperam crescimento de 6% no mês de maio. Frio e Festa Country ajudam
Ricardo Corrêa
Repórter
10/05/06
Mãe só tem uma. E antes tivessem várias. O comércio estaria rindo à toa,
afinal, é com os presentes comprados pelos filhos que se faz desse um dos
melhores períodos do ano para os lojistas. O mês de maio só perde para o
final do ano em vendas e, com a aproximação da data mais esperada, o dia 14,
as lojas se preparam para receber muitos clientes que deixam para comprar o
presente das mamães na última hora.
A expectativa do comércio para este ano é que pelo menos se repita o resultado obtido no ano passado, quando houve um crescimento de 4,96% nas vendas em maio. Mas de acordo com Vandir Domingos da Silva, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL/JF), o crescimetno pode ser ainda maior.
![]() |
![]() |
![]() |
"Nossa expectativa é de que esse crecimento possa chegar a 6% no mês de maio. Apostamos nisso em função da queda na taxa de juros, e no aumento do salário mínimo. Estamos vivendo um ambiente positivo e o que influi também são os eventos que já estão acontecendo na cidade durante este mês. Isso ajuda a reforçar bastante também", explica Vandir Domingos, referindo-se à Festa Country, que dividie espaço com festividades do aniversário da cidade.
Mas existe um outro fator que pode ajudar os comerciantes a venderem mais neste período. Se os lojistas torcem pela chegada do mês de maio, torcem também pela chegada do frio.
![]() |
![]() |
![]() |
"Se o frio aumentar ajuda a reforçar. Se esfriar mais podemos superar essas expectativas" explica Vandir que ressalta que alguns setores vendem mais na proximidade do dia das mães.
"Eu falo nesse crecimento de uma maneira geral, mas é claro que alguns segmentos refletem um crescimento maior. As lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, por exemplo", conta Vandir Domingos.
Mães x Copa
Em 2006, as vitrines estão diferentes para o Dia das Mães. São poucas as que
foram preparadas especialmente para a data. Muitas já estão enfeitadas é
para a Copa do Mundo, que só acontece no mês que vem. Vandir Domingos não
faz nenhuma relação entre um crescimento no mês de maio e a chegada da Copa,
que só começa no dia 9 de junho. Mas, nas vitrines, o Dia das Mães já teve
que dividir espaço com a maior competição do futebol mundial.