Correio lan?a incentivo para exporta??o de JF Escrit?rio de Neg?cios Internacionais vai dar consultoria
a empres?rios que queiram exportar seus produtos

Thiago Werneck
*Colabora??o
17/05/2007

Assuntos relacionados:

Exportar algum produto no Brasil requer muito mais do que uma boa mercadoria. Exige investimentos e passa por um caminho repleto de burocracia e taxas. Cada alf?ndega tem suas exig?ncia. Muitas vezes, ? preciso pagar um despachante e por isso a exporta??o fica longe da realidade de muitos pequenos, m?dios e micro-empres?rios de todo pa?s. Para resolver esse problema ? que os Correios lan?aram em Juiz de Fora o primeiro Escrit?rio de Neg?cios Internacionais de Minas Gerais.

Especialistas da empresa junto ao Sebrae,Federa??o das Ind?strias de Minas Gerais (Fiemg),e outras institui?es v?o prestar esclarecimentos e dar todo tipo de consultoria aos empres?rios que querem vender seu produto para fora do pa?s. "Nosso pa?s tem uma cultura pobre de exporta??o. Precisamos fomentar isso em nossos empres?rios. Quem vier buscar ajuda e n?o tiver condi?es organizacionais de exportar vai ser encaminhado para o Sebrae", destaca a assistente de com?rcio exterior dos Correios, Ma?ra Borges (foto abaixo).

foto de noelly

O servi?o pode ser utilizado em movimenta?es de at? U$ 20 mil por empresa e cada remessa pode ter no m?ximo 30kg dependendo para qual pa?s ser? enviada. Al?m da menor burocracia, o cliente ainda pode economizar at? R$ 1800 por cada entrega de exporta??o.

Ma?ra explica que essa facilidade j? era oferecida antes do lan?amento do escrit?rio. "Os projetos Exporta f?cil e Importa f?cil facilitam a vida de quem tem neg?cios no exterior h? cerca de tr?s anos. O diferencial agora ? essa consultoria que oferecemos", destaca.

O Exporta F?cil ? utilizado principalmente para venda de produtos t?picos brasileiros, bijuterias, t?xteis, artesanatos e j?ias. Em Juiz de Fora, quem tira proveito s?o os empres?rios da ?rea t?xtil, artesanato e de bijuterias. Com esse novo Escrit?rio, a expectativa ? alavancar as exporta?es da cidade e regi?o. "Vamos oferecer toda log?stica do interc?mbio de mercadorias e a entrega pode acontecer para 200 pa?ses no mundo todo", ressalta.

foto de vitrine Os Correios fazem apenas a postagem e envio das mercadorias e agora no Escrit?rio v?o orientar todos os passos que devem ser seguidos para exporta??o. "Um exemplo das complica?es s?o as regras diferentes encontradas em cada pa?s. Nos Estados Unidos, por exemplo, n?o pode ser exportado nada que for l?quido. Cada pa?s tem regras espec?ficas e por isso ? importante uma assessoria, gratuita e de qualidade", avalia Ma?ra.

Outro programa que tamb?m facilita neg?cios no exterior e que vai ser assessorado pelo Escrit?rio ? o Importa F?cil. Dessa vez h? redu??o de taxas e menos burocracia para quem compra produtos de fora. Aparelhos eletr?nicos, roupas e chips s?o os produtos mais requisitados. Em Juiz de Fora por exemplo, h? parcerias com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde os Correios trazem materiais de pesquisa do exterior para a institui??o.

O objetivo ? internacionalizar os servi?os da empresa e ampliar a abrang?ncia das mercadorias brasileiras no exterior. Hoje, os Correios t?m consultoria internacional para pa?ses como Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai. O pr?ximo passo ? abrir ag?ncias nos pa?ses da Am?rica do Sul.

*Thiago Werneck ? estudante de Comunica??o Social da UFJF