Câmara de Juiz de Fora mantém cerca de 50% da atual legislatura

Apesar da Casa oferecer 19 cadeiras, apenas uma mulher conseguiu se eleger. Além disso, Ana das Graças Cortês (PDT), conquistou à reeleição de uma vereadora

Andréa Moreira
Repórter
8/10/2012
Salão da Câmara de Vereadores de JF

Das 19 cadeiras da Câmara Municipal de Juiz de Fora, dez continuam ocupadas pelos mesmos vereadores. Das nove vagas restantes, duas serão preenchidas por Oliveira Tresse (PSC) e Luiz Otávio Fernandes Coelho (PTC), conhecido como Pardal. Ambos ocuparam uma vaga na Câmara, no período de 2005 a 2008. As sete restantes serão preenchidas por pessoas que nunca exerceram um mandato no legislativo municipal.

A renovação da legislatura de Juiz de Fora segue a tendência nacional, como destaca o cientista político Paulo Roberto Figueira Leal. "A mudança na Casa chega a quase 50%. Esses números não são nada diferentes do padrão comum no país", afirma.

Leal ressalta ainda que a legislação eleitoral empregada no Brasil para a escolha de vereadores, que é o sistema de votos proporcional, torna mais difícil a dinâmica eleitoral. "Não podemos prever que um vereador consiga se eleger com X votos. Muitos conseguem uma vaga na Câmara, mesmo tendo menos votos que outros. Isso tudo depende de coligações e do quociente eleitoral", explica.

A futura composição

O partido que mais conseguiu cadeiras foi o PMDB. Em seguida com duas cadeiras cada está o PT, o PSC, o PDT e o PTC. Já o PPS, o DEM, o PSDB, o PV, o PR, o PP e o PSB, terão uma vaga cada. Com este resultado, o PMDB continua com o mesmo número de cadeiras da atual legislatura. Quem também não sofreu alteração na Câmara de Vereadores foi o PSC, o PDT e o PTC que permanecem com duas vagas; além do PMN e do DEM que continuam com uma vaga cada. Já o PPS, o PV, o PR e o PSB que na atual legislatura não tem nenhuma cadeira, passam a ocupar uma vaga no próximo mandato.

Por outro lado, perdem uma vaga cada, o PRB, devido à não reeleição do vereador Carlos César Bonifácio. Com isso, o partido não terá nenhuma representação no próximo mandato. Também perderam uma cadeira na Casa, o  PT. O motivo é que o vereador Flávio Cheker, que buscava seu quinto mandato na Câmara, também não se reelegeu. Já o PSDB, perde a vaga ocupada pelo atual presidente do partido, José Laerte, e terá apenas o vereador Rodrigo Mattos na próxima legislatura.

Além do vereador do PSDB, também foram reeleitos Ana do Padre Frederico (PDT), Betão (PT), Castelar (PT), Chico Evangelista (PP), Doutor Fiorilo (PDT), Isauro Calais (PMN), João do Joaninho (DEM), Júlio Gasparette (PMDB) e Noraldino Júnior (PSC).

A Câmara feminina

Por mais um período Legislativo, apenas uma mulher conseguiu uma vaga na Câmara de Juiz de Fora. Com 3.080 votos, Ana das Graças Cortês (PDT), a Ana do Padre Frederico conquistou também um fato inédito na cidade, à reeleição de uma vereadora. "Fiquei muito feliz em conseguir me reeleger. Isso demonstra a confiança do povo em nosso trabalho sério e comprometido," afirma.

De acordo com a assessoria da Câmara, até o momento, apenas dez mulheres exerceram um cargo no Legislativo municipal. E a tendência, de apenas uma mulher representando o povo juiz-forano, se repete nas últimas legislaturas. Nos anos de 2005 e 2008, Rosirene França foi a única mulher na Câmara. Já entre 2001 e 2004, Nair Barbosa Guedes foi a representante do Legislativo; e Sueli Reis de Souza ocupou o cargo entre 1997 e 2000.

Para Leal, a política no Brasil ainda possui uma visão muito masculina. "Apesar de termos uma mulher na Presidência da República, a presença feminina não se firmou em nosso cenário político. Isso reflete anos e anos de uma cultura nacional, a qual precisa ser modificada," destaca.

Confira os vereadores eleitos para o mandato de 2013 a 2016


Vereadores Votos
Isauro Calais (PMN) 5.127
Cido (PPS) 4.745
Noraldinho Júnior (PSC) 4.347
João do Joaninho (DEM) 4.230
Betão (PT) 3.905
Castelar (PT) 3.867
Dr. Antonio Aguiar (PMDB) 3.145
Ana do Padre Frederico (PDT) 3.080
Oliveira Tresse (PSC) 3.957
Rodrigo Mattos (PSDB) 2.930
Pardal (PTC) 2.789
André Mariano (PMDB) 2.758
Zé Marcio - Garotinho (PV) 2.740
Júlio Gasparette (PMDB) 2.702
Nilton Militão (PTC) 2.697
Vagner Ex- prefeito de Chácara (PR) 2.618
Chico Evangelista (PP) 2.489
Doutor Fiorilo (PDT) 2.400
Jucélio (PSB) 1.452

ACESSA.com - C?mara de Juiz de Fora mant?m cerca de 50% da atual legislatura