Venda de produtos aliment?cios ainda ? baixa para o Natal A menos de um m?s das festividades natalinas, os comerciantes reclamam do baixo movimento e da pouca procura pelos produtos espec?ficos dessa ?poca


Marinella Souza
*Colabora??o
29/11/2007

Estamos em uma fase de preparativos para as festas de fim de ano, certo? Errado. Pelo menos n?o em Juiz de Fora. Em uma pesquisa realizada, no centro da cidade, a equipe do Portal ACESSA.com se surpreendeu com o mercado de g?neros aliment?cios.

A menos de um m?s das festividades natalinas, os comerciantes reclamam do baixo movimento e da pouca procura pelos produtos espec?ficos dessa ?poca do ano. Mesmo assim, a expectativa, segundo o propriet?rio de uma padaria, Sidnei Scalioni, ? otimista, j? que os consumidores deixam tudo mesmo para a ?ltima hora.

"Esperamos que o n?mero de encomendas de panetone, p?o para rabanada e fios de ovos aumente mais pr?ximo do Natal porque, por enquanto, est? bem parado", conta.

Para o neg?cio de Sidnei, esse movimento ? normal. "N?s que trabalhamos com pronta-entrega ? assim mesmo, as encomendas s? come?am a aparecer mais perto do Natal" , avalia.


foto de panetones O comerciante, Reinaldo de Castro Viana, tamb?m afirma que as vendas est?o paradas. Em seu estabelecimento, ele trabalha com produtos como nozes, damasco, passas o ano inteiro."Por enquanto n?o h? muita procura, o movimento n?o se alterou, mas as pessoas deixam tudo para ?ltima hora", ressalta.

O presidente do Sindicato dos Empregados no Com?rcio, Silas Batista da Silva, afirma que esse comportamento ? perfeitamente normal para essa ?poca do ano. Segundo ele, o brasileiro tem o h?bito de fazer essas compras mais perto do Natal.

"Passado o Natal, sempre h? aumento nas vendas", garante o presidente. Mesmo assim, o comerciante, Tarc?sio Lopes da Cunha, n?o espera grandes vendas no com?rcio este ano. "Normalmente, nessa ?poca, as pessoas come?am a procurar, mas esse ano nem isso. Est? todo mundo sem dinheiro", lamenta.


foto bandejas de passas e nozes empilhadas O des?nimo de Tarc?sio ? tanto que ele j? est? colocando em d?vida o esp?rito natalino e arrisca uma previs?o bem pessimista. "Acho que daqui uns anos as pessoas nem v?o mais se lembrar da data... cada ano diminui mais a procura por esses produtos" , diz.

Apesar de as evid?ncias registrarem baixa nas vendas, Silas Batista garante que o resultado final ser? positivo e que ainda ? muito cedo para se fazer um levantamento desse tipo. "H? previs?o de esse ser o melhor Natal dos ?ltimos tempos. O aumento nas vendas ? sempre nos sete ?ltimos dias que antecedem as festas de final de ano por causa da ?ltima parcela do 13?", conclui.

Pesquisa de pre?os

O Guia de pre?os divulgou a ?ltima pesquisa feita nos supermercados da cidade. A ameixa argentina ? o produto que aparece com a maior varia??o de pre?o essa semana. Entre os seis estabelecimentos pesquisados, a marca mais barata do produto chega a uma varia??o de mais de 400%. O azeite vem em segundo lugar com 320,94% e o lombinho canadense com 227,73%. Os produtos que apresentam a menor varia??o s?o: frutas cristalizadas (1.18%), uva it?lia (1,25), cereja em calda (4,55) e alcaparra em conserva (3,64). Para acompanhar a pesquisa completa, acesso nosso Guia do Consumidor. (clique aqui)

* Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF