Vendas na Semana Santa A data movimenta o comércio de artigos religiosos em JF e alguns vendedores já registram crescimento de 25% pela procura dos produtos


Renata Solano
*Colaboração
14/03/2008

O feriado da Semana Santa, para alguns brasileiros, não representa nada além de um descanso e de uma oportunidade de comer chocolates em formato de ovos de páscoa. Na verdade, a data é importante para os religiosos, pois representa a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo, por isso, muitos, além de chocolates, compram artigos religiosos para comemorar o feriado.

Segundo o proprietário de uma loja de artigos religiosos, Antônio Henrique de Oliveira (foto ao abaixo) a procura por esses produtos não cresceu em sua loja. "Eu não investi em materiais relacionados à semana santa, porque muitas vezes o material fica encalhado na loja, por isso, os artigos religiosos com os quais trabalho estão com venda normal", confessa.

Oliveira acredita que o momento está muito relacionado há um período pequeno e que tem relação com a campanha da fraternidade, por isso comenta que não investiu em produtos específicos, pois a cada ano há um novo tema e lema e se esse tipo de material não for vendido no momento da campanha, no próximo período já não tem mais valor.

foto de Henrique Oliveira "Meu público compra muitas imagens de santos e cartões, mas isso durante todo o ano, porque não precisa de data certa para acreditar em Deus ou para adquirir materiais santos. Geralmente, quem compra comigo são pessoas que têm fé em um ser superior e que se agarra nessa fé para poder sobreviver aos dias atuais", define Oliveira.

Em contrapartida, a loja de Sandra Rosália Carneiro (no vídeo) está com o movimento maior que no mesmo período do ano passado. "Em relação à 2007, este ano estamos vendendo entre 20% e 25% a mais os produtos relacionados com a data comemorativa", comenta.

Produtos como hóstia, vinho, incenso, sírio pascal e demais tipos de vela têm recebido muita procura pelo público, que segundo Sandra é um povo que realmente acredita em Deus e tem fé aguçada. "As pessoas que compram artigos relacionados à Semana Santa e à Campanha da Fraternidade são muito ligadas à Igreja", estima.

artigos religiosos artigos religiosos

Confirmando o aumento nas vendas, o gerente de uma loja de livros e outros materiais santos, José Augusto de Oliveira Magalhães (no vídeo) a venda de obras relacionadas a data que marca a religiosidade do juizforano cresceu cerca de 15%. As vendas de imagens, terços e obras literárias que falam sobre a data festiva cresceram, os períodos de datas religiosas sempre aumentam a procura por artigos religiosos, comenta.

Segundo Magalhães, em época de confissão, os terços são muito procurados. "Momento de devoção e de busca por perdão e harmonia interna fazem com que as pessoas se interessem muito pelos terços. Eles representam uma oportunidade de encontro com Deus através da fé e da oração", acrescenta.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.