Juizforanos v?o ao shopping Com cerca de 150 lojas, o Independ?ncia Shopping abre suas portas e a cidade tem mais uma op??o de compras e lazer


Priscila Magalh?es
Rep?rter
22/04/2008

O Independ?ncia Shopping foi inaugurado na tarde desta ter?a-feira, 22 de abril, e a chuva n?o impediu que os juizforanos sa?ssem de casa para conhecer a nova op??o de lazer, compras e alimenta??o da cidade. Com cerca de 150 lojas, o espa?o vai oferecer novidades em lojas de departamento, alimenta??o, artigos esportivos, brinquedos e livrarias, que se misturam a outras conhecidas nacionalmente.

Em um primeiro momento, a expectativa ? que as vendas aumentem no m?s de maio com o novo empreendimento. Se a expectativa de vendas para o Dia das M?es era de 8% a 10%, agora o presidente da C?mara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL-JF), Vandir Domingos da Silva, est? mais otimista. "N?o vou precisar, mas acredito que v? ultrapassar esse n?mero. Estamos em um momento muito especial", afirma.

A esteticista C?lia Marina Lara saiu de casa para conhecer o novo espa?o e n?o pretende comprar nada, ainda. "Est? tudo muito bonito e a cidade estava precisando disso", diz. Para ela, o shopping n?o vai atrapalhar o com?rcio do centro. "H? hora para tudo".

Maria das Gra?as Miranda Gon?alves diz que a maioria das lojas tem o pre?o alto e acredita que o movimento deve ser maior no fim de semana. "Vim para conhecer e gostei muito".

foto de sand?lias foto de botas foto de botas

O subgerente de uma loja de vestu?rio, V?tor Brion, est? com a expectativa grande em torno das vendas. A loja na qual ele trabalha tamb?m est? localizada no centro, onde o movimento n?o deve cair. "As lojas que est?o aqui s?o muito boas. Juiz de Fora estava precisando de um empreendimento como este". Para ele, o Independ?ncia vai atrair pessoas da regi?o. "Ele est? na entrada da cidade, o que ? bom", completa.

O Independ?ncia Shopping ? o de n?mero sete, na cidade, segundo o Juiz de Fora e Regi?o Convention & Visitors Bureau. O mais antigo ? o Marechal Center.

Veja a lista dos shoppings de Juiz de Fora
  • Marechal Center
  • Santa Cruz Shopping
  • Shopping Rio Branco
  • Mister Shopping
  • Braz Shopping
  • Alameda Mall
  • Independ?ncia Shopping
No shopping ou no centro?

A inaugura??o do novo shopping provoca boatos sobre o enfraquecimento do com?rcio e shoppings da regi?o central. Vandir diz que essa possibilidade n?o existe. "Em um primeiro momento pode ser que isso aconte?a. Ele vem para fortalecer o com?rcio da cidade, principalmente por atrair compradores da regi?o".

Para a gerente de marketing do Independ?ncia, Tatiana Monteiro, a cidade tinha uma demanda reprimida muito grande. "H? espa?o para todos eles", afirma. Segundo ela, ele n?o veio para quebrar o com?rcio, como muitas pessoas dizem, j? que h? quem prefira o conforto do shopping e quem prefira comprar no centro. "H? uma demanda para tudo, na cidade".

foto de sand?lias O gerente de marketing do Santa Cruz Shopping, Bruno Fonseca, n?o teme a chegada do Independ?ncia, apesar de confessar que, no in?cio, o movimento vai cair um pouco. "Vamos sentir, porque ele ? novidade". Para ele, existe um elemento muito forte que favorece o com?rcio do centro: a cultura do com?rcio de rua. "Essa cultura ? muito forte por aqui e o que mostra isso ? o fato de termos tr?s cal?ad?es. As pessoas n?o v?o deixar de vir ao centro e o Santa Cruz est? aqui".

Outro fator que Bruno percebe ? o fato de o Independ?ncia precisar conquistar as pessoas e lev?-las para l?. "Eles v?o precisar lutar mais para tirar as pessoas do centro do que n?s para n?o perd?-las", afirma. O gerente diz que h? um desafio para o empreendimento e o que faltou foi investir mais em novidades. "Eles s?o um gigante no meio de um bairro com uma popula??o menos favorecida. Deviam ter investido mais em novidades". Mas ele ? otimista e acredita no crescimento do com?rcio em geral.

foto de sand?lias Para o gerente comercial e de opera?es do Alameda, Ricardo Derze Coppus, nos tr?s primeiros meses, o shopping pode ficar afetado, o que n?o significa desespero. "Vamos aproveitar esse momento para investir e melhorar. Vamos mexer na fachada, colocar mais elevadores, entre outras coisas", diz.

Para ele, o Alameda ? um shopping de vizinhan?a, por isso o movimento n?o vai ficar afetado. "No in?cio ? normal. Todos querem conhecer a novidade. Mas, como estamos em um bairro, as pessoas v?o ter que passar pela nossa porta para irem ao Independ?ncia. Depois de um tempo, elas acabam ficando por aqui mesmo", explica.

Ricardo diz que, se o Independ?ncia der certo, h? possibilidade de melhora para o Alameda tamb?m. "As pessoas v?o para l?, mas elas v?m aqui tamb?m. Ele n?o ? nosso inimigo, mas nosso parceiro, e a concorr?ncia ? salutar". Para ele, o sucesso do Independ?ncia vai depender de fatores como transporte, seguran?a e um trabalho social, de integra??o. Al?m disso, a proposta ? diferente. "O Independ?ncia foi pensado para atender a regi?o e n?s atendemos os bairros pr?ximos a n?s".

Transporte

Foto de pessoas pegando ?nibus para irem ao shopping Centro - Shopping

  • 525 - Universidade
  • 539 - Santos Dumont
  • 545 - Universidade
  • 548 - Adolpho Vireque
  • 560 - Independ?ncia

Shopping - Centro

  • 532 - S?o Pedro
  • 534 - Santos Dumont
  • 535 - Universidade
  • 541 - S?o Pedro
  • 545 - Universidade
  • 560 - Independ?ncia