Olimp?adas n?o aquecem mercado em JF Comerciantes n?o receberam mercadorias com tema das Olimp?adas e juizforanos tamb?m n?o est?o procurando


Priscila Magalh?es
Rep?rter
11/08/2008

As lojas de artigos esportivos e as de produtos variados n?o est?o registrando procura por objetos que costumam fazer parte da torcida pelo Brasil nas competi?es. A maioria delas sequer recebeu camisas, bolas e uniformes da sele??o brasileira.

Entre as explica?es dos lojistas est?o a falta de produ??o na ind?stria e o hor?rio da transmiss?o dos jogos, que n?o animou os juizforanos. "Tudo o que acontece no Jap?o e na China ? ruim para n?s e durante as Olimp?adas n?o ? diferente", diz o gerente de uma loja de roupas esportivas Alaor Soares.

O gerente Almir Toledo, de uma outra loja, tamb?m n?o recebeu as roupas voltadas para os jogos e faz uma compara??o com o Pan-Amerciano, realizado no Brasil no ano passado. "Para o Pan, t?nhamos muita coisa e vendemos bem", explica.

O ?nico produto voltado para as Olimp?adas que a loja est? comercializando ? uma bola de futebol com ideogramas chineses. "Mas n?o est? tendo procura", completa. Uma pr?tica observada pelo gerente ? o fato de os torcedores usarem a camisa do time de futebol do cora??o na torcida para o Brasil nas Olimp?adas.

"N?o sei se a ind?stria n?o produziu ou se n?o mandou o representante at? ? loja", diz o vendedor de uma outro estabelecimento, Pedro Marcelino. Al?m dessas duas possibilidades, ele ainda v? o hor?rio dos jogos como um dificultador. "? sempre de madrugada. Assim n?o tem jeito", completa.

Foto de roupas do Brasil Foto de roupas do Brasil Foto de roupas do Brasil

Na loja onde a vendedora Aline de Souza Pires trabalha, h? algumas camisas e casacos do Brasil em exposi??o na vitrine e nos cabides. Por?m, ela confessa que as pe?as n?o chegaram para os jogos e ainda diz que n?o existe procura por parte dos juizforanos. "Quem costuma comprar s?o os estrangeiros que v?m ? cidade", explica. E completa. "Colocamos na promo??o e nem assim estamos vendendo".

A grande procura acontece durante a Copa do Mundo (confira o Especial Copa do Mundo 2006), quando a loja registra muito movimento e procura n?o s? por camisas. "Vendemos de tudo: camisa, short, bon?, jaqueta", diz.

As lojas de produtos variados, onde costuma-se encontrar bandeirinhas, apitos, cornetas e faixas para usar na torcida pelo Brasil nas competi?es, n?o t?m nenhum desses objetos expostos. "Pode ser que tenha no estoque, mas n?o foram colocados nas prateleiras", diz a vendedora Paula M?rcia. Na loja em que ela trabalha tamb?m n?o h? procura.

Esperan?a na pr?tica de esportes e na primavera

Se os objetos voltados para as Olimp?adas n?o est?o no mercado, alguns comerciantes comemoram o aumento discreto na venda de roupas de gin?stica para a pr?tica de esportes variados. "Os jogos estimulam as pessoas a praticarem esporte. Sempre h? aumento nas vendas nessa ?poca", diz Alaor.

Foto de roupas de esporte Foto de roupas de esporte Foto de roupas de esporte

Pedro tamb?m percebeu um aumento nas vendas na semana passada, mas n?o soube dizer quanto. O vendedor n?o est? otimista. "N?o acredito que esse aumento vai seguir em frente". A esperan?a est? na entrada da primavera. "Mas o tempo mais quente faz com que as pessoas procurem roupas mais leves para praticar esportes".