Hot?is comemoram movimento no per?odo de vestibular Faltando pouco mais de dois meses para o in?cio da maratona das provas da UFJF, v?rios hot?is j? est?o com todos os leitos reservados


Daniele Gruppi
Rep?rter
13/10/2008

A rede hoteleira em Juiz de Fora comemora a procura por vagas no per?odo de vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Faltando pouco mais de dois meses para o in?cio da maratona das provas, v?rios hot?is j? est?o com todos os leitos reservados.

O coordenador de eventos de um hotel da cidade, Bruno Augusto, afirma que a ocupa??o no hotel j? esgotou h? quatro meses. "Recebemos diariamente telefonemas de pessoas procurando por vagas, e sempre ouvimos dizerem que est?o com dificuldades para fazer reservas na cidade".

Segundo Bruno, o hotel ir? colocar cama extra nos quartos para atender as reservas feitas por grupos. Para diferenciar o atendimento, o estabelecimento firmou uma parceria com uma cl?nica de psicologia. "Durante os dias de vestibular ser?o ministradas palestras de motiva??o para os estudantes".

A recepcionista Gabriela Vitorino afirma que o movimento para a segunda etapa e Pism ? maior, j? que na primeira fase a UFJF possibilita que as provas sejam feitas em cidades vizinhas. "H? dois meses n?o temos mais vagas para a segunda fase, mas para a primeira ainda h? leitos dispon?veis".

Segundo a assessoria da institui??o, em 2007, 5.212 alunos fizeram provas em Belo Horizonte, Lavras, Muria?, Niter?i, Vi?osa e Volta Redonda. A assistente de reservas Cleidy Carolina dos Santos comenta que a procura por vagas come?a com bastante anteced?ncia.

A recepcionista de outro hotel, Tatiana Rios Thiers, declara que os alunos que fazem a prova do Pism j? deixam as reservas feitas para o ano seguinte. "H? uma semana os 81 leitos j? est?o destinados para os vestibulandos". Ela revela que nesta ?poca os funcion?rios precisam fazer horas extras para atender as demandas.

foto de meias coloridas foto de meias coloridas foto de meias coloridas
Mudan?a nas datas das provas

Este ano, a UFJF marcou a segunda fase do Vestibular para acontecer junto com o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A primeira etapa ser? realizada entre os dias 06 e 07 de dezembro. A segunda fase e o Pism ser?o entre os dias 20 e 23 de dezembro. A mudan?a nas datas n?o foi avaliada positivamente pelo o setor. Para Bruno Augusto, o movimento de estudantes nos hot?is se limitou a apenas dezembro, j? que anteriormente, havia provas tamb?m em janeiro.

O presidente da Comiss?o de Processo Seletivo da UFJF (Copese), professor Jos? Maria Pereira Guerra, afirma que era uma reivindica??o antiga dos estudantes e um desejo antigo da institui??o colocar as provas dentro do ano civil. "Diminui o tempo de tens?o dos estudantes".

Guerra explica que a medida significa economia para os estudantes e tamb?m para a universidade. "Diminui os custos do processo. O que os candidatos pagam pela inscri??o ? s? uma porcentagem do dos gastos. Temos que zelar pelo dinheiro p?blico e invest?-lo de outra forma, como aplic?-lo em laborat?rios".

Hospedagem em casa de fam?lia

Para incrementar a oferta de locais para hospedagem dos alunos de outras localidades, a UFJF cadastra os interessados em hospedar os candidatos ao Vestibular e Pism 2009. Eles devem oferecer infra-estrutura adequada para que os estudantes tenham tranq?ilidade e se sintam acolhidos durante o per?odo das provas.

A institui??o faz uma avalia??o do local e disponibiliza o endere?o, telefone e nome do respons?vel no site da UFJF. Segundo a gerente de apoio estudantil, Sandra Maria dos Santos Carneiro, muitos pais de candidatos ao Pism preferem que os filhos fiquem em casa de fam?lia.

Beatriz Bottaro de Andrade h? cinco anos hospeda candidatos ao vestibular. "Como falta quartos em hot?is, muitas m?es nos procuram, principalmente, aquelas que n?o podem acompanhar os seus filhos. Elas ficam tranq?ilas, pois sabem que a UFJF aprova a estrutura da casa". Beatriz afirma que busca os candidatos na rodovi?ria e os levam para fazer a prova, quando os pais pedem.

A coordenadora de Assuntos Estudantis Denise Ferreira alerta para que as reservas n?o sejam feitas na ?ltima hora. "Quando a data das provas se aproxima, ningu?m mais tem vagas para oferecer".