Hotéis comemoram movimento no período de vestibular Faltando pouco mais de dois meses para o início da maratona das provas da UFJF, vários hotéis já estão com todos os leitos reservados


Daniele Gruppi
Repórter
13/10/2008

A rede hoteleira em Juiz de Fora comemora a procura por vagas no período de vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Faltando pouco mais de dois meses para o início da maratona das provas, vários hotéis já estão com todos os leitos reservados.

O coordenador de eventos de um hotel da cidade, Bruno Augusto, afirma que a ocupação no hotel já esgotou há quatro meses. "Recebemos diariamente telefonemas de pessoas procurando por vagas, e sempre ouvimos dizerem que estão com dificuldades para fazer reservas na cidade".

Segundo Bruno, o hotel irá colocar cama extra nos quartos para atender as reservas feitas por grupos. Para diferenciar o atendimento, o estabelecimento firmou uma parceria com uma clínica de psicologia. "Durante os dias de vestibular serão ministradas palestras de motivação para os estudantes".

A recepcionista Gabriela Vitorino afirma que o movimento para a segunda etapa e Pism é maior, já que na primeira fase a UFJF possibilita que as provas sejam feitas em cidades vizinhas. "Há dois meses não temos mais vagas para a segunda fase, mas para a primeira ainda há leitos disponíveis".

Segundo a assessoria da instituição, em 2007, 5.212 alunos fizeram provas em Belo Horizonte, Lavras, Muriaé, Niterói, Viçosa e Volta Redonda. A assistente de reservas Cleidy Carolina dos Santos comenta que a procura por vagas começa com bastante antecedência.

A recepcionista de outro hotel, Tatiana Rios Thiers, declara que os alunos que fazem a prova do Pism já deixam as reservas feitas para o ano seguinte. "Há uma semana os 81 leitos já estão destinados para os vestibulandos". Ela revela que nesta época os funcionários precisam fazer horas extras para atender as demandas.

foto de meias coloridas foto de meias coloridas foto de meias coloridas
Mudança nas datas das provas

Este ano, a UFJF marcou a segunda fase do Vestibular para acontecer junto com o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A primeira etapa será realizada entre os dias 06 e 07 de dezembro. A segunda fase e o Pism serão entre os dias 20 e 23 de dezembro. A mudança nas datas não foi avaliada positivamente pelo o setor. Para Bruno Augusto, o movimento de estudantes nos hotéis se limitou a apenas dezembro, já que anteriormente, havia provas também em janeiro.

O presidente da Comissão de Processo Seletivo da UFJF (Copese), professor José Maria Pereira Guerra, afirma que era uma reivindicação antiga dos estudantes e um desejo antigo da instituição colocar as provas dentro do ano civil. "Diminui o tempo de tensão dos estudantes".

Guerra explica que a medida significa economia para os estudantes e também para a universidade. "Diminui os custos do processo. O que os candidatos pagam pela inscrição é só uma porcentagem do dos gastos. Temos que zelar pelo dinheiro público e investí-lo de outra forma, como aplicá-lo em laboratórios".

Hospedagem em casa de família

Para incrementar a oferta de locais para hospedagem dos alunos de outras localidades, a UFJF cadastra os interessados em hospedar os candidatos ao Vestibular e Pism 2009. Eles devem oferecer infra-estrutura adequada para que os estudantes tenham tranqüilidade e se sintam acolhidos durante o período das provas.

A instituição faz uma avaliação do local e disponibiliza o endereço, telefone e nome do responsável no site da UFJF. Segundo a gerente de apoio estudantil, Sandra Maria dos Santos Carneiro, muitos pais de candidatos ao Pism preferem que os filhos fiquem em casa de família.

Beatriz Bottaro de Andrade há cinco anos hospeda candidatos ao vestibular. "Como falta quartos em hotéis, muitas mães nos procuram, principalmente, aquelas que não podem acompanhar os seus filhos. Elas ficam tranqüilas, pois sabem que a UFJF aprova a estrutura da casa". Beatriz afirma que busca os candidatos na rodoviária e os levam para fazer a prova, quando os pais pedem.

A coordenadora de Assuntos Estudantis Denise Ferreira alerta para que as reservas não sejam feitas na última hora. "Quando a data das provas se aproxima, ninguém mais tem vagas para oferecer".

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.