Come?a procura por profissionais para o fim de ano As contrata?es tempor?rias s?o a porta de entrada para o mercado de trabalho. O bom desempenho nessa fase ? fundamental para a efetiva??o


Marinella Souza
*Colabora??o
25/11/2008

H? quatro anos Roseane Aparecida da Silva (foto abaixo de camisa alaranjada) bateu na porta de uma loja de roupas e acess?rios de Juiz de Fora em busca de uma oportunidade de trabalho.

Era fim de ano e a empresa recrutava profissionais para dar conta do grande fluxo de consumidores dessa ?poca e Roseane n?o perdeu tempo.

Esperta, a mo?a deu o melhor de si e esse melhor foi o suficiente para que ela fosse contratada depois da temporada de final de ano.

Quatro anos depois Roseane ? gerente de loja e conta que n?o ? f?cil come?ar a trabalhar numa ?poca em que o movimento ? t?o intenso.

"Tem que se esfor?ar bastante, o ritmo ? muito puxado. Mas se voc? mostrar potencial tem grande chance de conseguir uma efetiva??o depois", ensina.

foto 
de Patr?cia Villela Roseane conta que desde que come?ou visava essa contrata??o e isso ? muito importante. Segundo a psic?loga e especialista em Recursos Humanos, Patr?cia Monteiro Villela (foto ao lado) ,o que mais falta na cidade hoje s?o profissionais com essa vis?o macro do processo de contrata??o.

"O grande problema hoje ? encontrar pessoas qualificadas e comprometidas para essas contrata?es. O mercado est? carente de profissionais que encarem essa oportunidade como uma possibilidade de contrata??o futura e acabam n?o apostando nisso, o que ? um erro", alerta.

A import?ncia das contrata?es

Gerente de uma outra loja de roupas do centro da cidade, Reigiane Costa (foto abaixo) explica que essas contrata?es tempor?rias s?o fundamentais para o bom funcionamento da loja na fase em que a demanda ? maior.

foto de
Reigiane Costa "Quanto mais funcion?rios melhor o atendimento ao cliente. S? o quadro normal n?o d? conta desse movimento".

Roseane ainda aponta um outro fator que torna essas contrata?es cruciais para o desenvolvimento do com?rcio. "? sempre bom renovar o quadro de funcion?rios para analisar o mercado, ver se as pessoas est?o se atualizando", diz.

O final do ano se apresenta como uma excelente oportunidade para que a nova safra de profissionais seja avaliada, na medida em que ? uma fase onde o vendedor ? muito exigido.

Para atuar no com?rcio, a gerente de uma loja de roupas femininas Ana Paula Teixeira aponta a experi?ncia com vendas, a agilidade e o poder de comunica??o como caracter?sticas fundamentais. Roseane discorda. "Mesmo que a pessoa n?o tenha experi?ncia, ? preciso ter vontade de aprender", acredita.

foto 
de Roseane da Silva Patr?cia afirma que Roseane est? certa. A disponibilidade para aprender, aliada aos outros quesitos como dinamismo, desenvoltura e boa comunica??o, ? a caracter?stica mais importante para quem come?a a trabalhar em uma contrata??o tempor?ria e pretende continuar na empresa.

"Ningu?m vem pronto. Aquele que est? aberto a novos desafios, a novas experi?ncias sai na frente e se destaca perante o empregador", diz. Patr?cia orienta que esse ? o melhor momento para procurar emprego no com?rcio porque as lojas buscam aumentar de 30 a 40% do seu quadro efetivo, em especial, as lojas de shopping center, nas quais o hor?rio de trabalho ? mais extenso e ? necess?rio fazer escalas de trabalho no esquema de turnos.

"Esse ? hoje o maior problema que o mercado enfrenta. Os profissionais n?o est?o querendo trabalhar em lojas de shopping. Eles n?o querem trabalhar at? tarde, aos s?bados e domingos e est? faltando m?o-de-obra para essas lojas. As pessoas n?o conseguem vislumbrar o que isso significa no mercado de trabalho. N?o se v? vontade de agarrar a oportunidade de trabalhar em uma grande empresa", comenta.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF