• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios

    Começa procura por profissionais para o fim de ano As contratações temporárias são a porta de entrada para o mercado de trabalho. O bom desempenho nessa fase é fundamental para a efetivação


    Marinella Souza
    *Colaboração
    25/11/2008

    Há quatro anos Roseane Aparecida da Silva (foto abaixo de camisa alaranjada) bateu na porta de uma loja de roupas e acessórios de Juiz de Fora em busca de uma oportunidade de trabalho.

    Era fim de ano e a empresa recrutava profissionais para dar conta do grande fluxo de consumidores dessa época e Roseane não perdeu tempo.

    Esperta, a moça deu o melhor de si e esse melhor foi o suficiente para que ela fosse contratada depois da temporada de final de ano.

    Quatro anos depois Roseane é gerente de loja e conta que não é fácil começar a trabalhar numa época em que o movimento é tão intenso.

    "Tem que se esforçar bastante, o ritmo é muito puxado. Mas se você mostrar potencial tem grande chance de conseguir uma efetivação depois", ensina.

    foto 
de Patrícia Villela Roseane conta que desde que começou visava essa contratação e isso é muito importante. Segundo a psicóloga e especialista em Recursos Humanos, Patrícia Monteiro Villela (foto ao lado) ,o que mais falta na cidade hoje são profissionais com essa visão macro do processo de contratação.

    "O grande problema hoje é encontrar pessoas qualificadas e comprometidas para essas contratações. O mercado está carente de profissionais que encarem essa oportunidade como uma possibilidade de contratação futura e acabam não apostando nisso, o que é um erro", alerta.

    A importância das contratações

    Gerente de uma outra loja de roupas do centro da cidade, Reigiane Costa (foto abaixo) explica que essas contratações temporárias são fundamentais para o bom funcionamento da loja na fase em que a demanda é maior.

    foto de
Reigiane Costa "Quanto mais funcionários melhor o atendimento ao cliente. Só o quadro normal não dá conta desse movimento".

    Roseane ainda aponta um outro fator que torna essas contratações cruciais para o desenvolvimento do comércio. "É sempre bom renovar o quadro de funcionários para analisar o mercado, ver se as pessoas estão se atualizando", diz.

    O final do ano se apresenta como uma excelente oportunidade para que a nova safra de profissionais seja avaliada, na medida em que é uma fase onde o vendedor é muito exigido.

    Para atuar no comércio, a gerente de uma loja de roupas femininas Ana Paula Teixeira aponta a experiência com vendas, a agilidade e o poder de comunicação como características fundamentais. Roseane discorda. "Mesmo que a pessoa não tenha experiência, é preciso ter vontade de aprender", acredita.

    foto 
de Roseane da Silva Patrícia afirma que Roseane está certa. A disponibilidade para aprender, aliada aos outros quesitos como dinamismo, desenvoltura e boa comunicação, é a característica mais importante para quem começa a trabalhar em uma contratação temporária e pretende continuar na empresa.

    "Ninguém vem pronto. Aquele que está aberto a novos desafios, a novas experiências sai na frente e se destaca perante o empregador", diz. Patrícia orienta que esse é o melhor momento para procurar emprego no comércio porque as lojas buscam aumentar de 30 a 40% do seu quadro efetivo, em especial, as lojas de shopping center, nas quais o horário de trabalho é mais extenso e é necessário fazer escalas de trabalho no esquema de turnos.

    "Esse é hoje o maior problema que o mercado enfrenta. Os profissionais não estão querendo trabalhar em lojas de shopping. Eles não querem trabalhar até tarde, aos sábados e domingos e está faltando mão-de-obra para essas lojas. As pessoas não conseguem vislumbrar o que isso significa no mercado de trabalho. Não se vê vontade de agarrar a oportunidade de trabalhar em uma grande empresa", comenta.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social na UFJF

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.