Sexta-feira, 26 de dezembro de 2008, atualizada ?s 15 h

Vendedores ambulantes de Juiz de Fora registram queda nas vendas durante o Natal

Guilherme Ar?as
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

O Natal de 2008 foi marcado pela queda nas vendas para os camel?s que trabalham nas ruas centrais de Juiz de Fora. Na Batista de Oliveira, uma das ruas com maior n?mero de vendedores ambulantes, boa parte dos trabalhadores sentiram os reflexos da crise econ?mica e das chuvas que ca?ram em dezembro.

Com uma barraca na rua h? quatro anos, a vendedora Maria das Gra?as disse que este foi o pior Natal desde que come?ou a trabalhar na Batista de Oliveira. "As pessoas chegam, olham, mas dificilmente compram alguma coisa. O que eu mais vendi foram as sombrinhas, por causa da chuva. Mas presentes mesmo foram poucos", lamenta.

A indisposi??o dos clientes em fazer as compras tamb?m foi sentida pela ambulante Marina da Silva. A vendedora garante que a queda nas vendas este ano foi de, aproximadamente, 40% em sua barraca. "Neste Natal eu investi menos nos produtos porque a situa??o n?o estava boa para eu fazer as compras. Talvez isso tenha ajudado a diminuir minhas vendas".

O primeiro Natal de Edson de Assis como vendedor ambulante na rua Santa Rita tamb?m foi diferente do esperado. Apesar de n?o poder comparar as vendas em rela??o a 2007, ele garante que a diminui??o do movimento afetou todos os camel?s. "Com a crise muita gente ficou desempregada e n?o p?de comprar mesmo. Eu espero que ano que vem a gente consiga vender mais no Natal", acredita.