Sald?es movimentam com?rcio em Juiz de Fora Consumidores enfrentam longas filas para conferir ofertas em eletro-eletr?nicos


Patr?cia Rossini
*Colabora??o
09/01/2009

Motivados pela promessa de descontos de at? 70% em todo o estoque, os juizforanos enfrentam uma longa espera nas portas das lojas de eletro-eletr?nicos. Na manh? dessa sexta-feira, 09 de janeiro, a fila formada para entrar em uma loja da avenida Rio Branco virava a esquina e se estendia ao longo do cal?ad?o. Muitas pessoas j? aguardavam a abertura da loja, marcada para as 6h da manh?, desde a noite passada.

Para controlar o movimento, os seguran?as mantiveram as portas entreabertas e uma equipe de apoio orientava os consumidores a colocar a bolsas em sacos pl?sticos. Durante os sald?es, o n?mero de pessoas que podem ficar dentro das lojas ? limitado. A aut?noma Marta Ribeiro, de 50 anos, desaprova. "? a primeira vez que eu venho ao sald?o. Queria ver se os pre?os est?o valendo a pena, mas n?o sei se vou aguentar essa fila demorada", desabafa.

Para o taxista Wemerson Ivan Rosa Teixeira, as liquida?es representam uma boa oportunidade. "O tumulto ? inevit?vel e, depois das compras, todo mundo quer ir para a casa de t?xi. Cheguei cedo e j? fiz v?rias viagens", comemora. Wemerson n?o foi o ?nico que viu no sald?o uma chance de aumentar os lucros. Al?m dos taxistas, motoristas com kombis e vans aguardavam na porta pelos consumidores.

Se voc? tamb?m pretende aproveitar os descontos oferecidos pelos comerciantes, fique ligado nas dicas que o Portal ACESSA.com preparou para voc?. E, no caso de d?vidas ou reclama?es, acione o Procon/JF pelo telefone (32) 3690-7610.

Ilustra??o de etiquetas de desconto Dicas do Procon

O C?digo de Defesa do Consumidor determina que toda a oferta de produtos tem que ser cumprida pelos fornecedores. Por isso, uma boa dica ? verificar as promo?es antecipadamente, por meio de folhetos publicit?rios e encartes. Assim, o consumidor vai poder definir, previamente, que itens precisa adquirir. Se alguma loja negar o que prometeu na oferta, o consumidor pode reclamar munido do material publicit?rio.

Verifique o estado do produto, seu funcionamento e se o conte?do est? de acordo com os dados descritos na embalagem. Na compra de itens vendidos com pequenos defeitos, comum nesta ?poca do ano, o consumidor deve exigir que a loja coloque na nota fiscal, recibo ou pedido os problemas apresentados.

Mercadorias entregues posteriormente devem ser conferidas no momento do recebimento. Se houver alguma irregularidade, o produto deve ser devolvido e o consumidor deve procurar o estabelecimento para solucionar a quest?o.

Os fornecedores n?o s?o obrigados a realizar a troca de produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto. A loja s? ? obrigada a trocar a mercadoria se prometer por escrito.

Verifique as op?es de pagamento oferecidas pela loja. Para valores pagos ? vista, existe a possibilidade de descontos. Nos pagamentos efetuados com cart?o de cr?dito o pre?o praticado n?o deve sofrer altera??o. Ao usar cheques pr?-datados, n?o deixe de emiti-los nominais ? loja, anotando no verso o dia combinado para o dep?sito. E exija, sempre, a nota fiscal.

Fonte: Procon/JF

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF