Quarta-feira, 02 de setembro de 2009, atualizada às 13h

Confirmado o quinto caso de Gripe A em Juiz de Fora

Pablo Cordeiro
*Colaboração

A Secretaria Municipal de Saúde (SS) divulgou nesta quarta-feira, 2 de setembro, o quinto caso confirmado da nova gripe em Juiz de Fora. Segundo o Comitê Municipal de Enfrentamento à Gripe A (H1N1), trata-se de um homem, 39 anos, que está internado na enfermaria do Hospital Dr. João Penido, desde o dia 25 de agosto.

O caso foi confirmado através do exame laboratorial realizado na Fundação Ezequiel Dias (Funed). Ele está sendo tratado com o medicamento Tamiflu e, de acordo com o presidente do Comitê, Ivander Mattos, o paciente responde bem ao remédio. Com isso, sobe para cinco o número de casos confirmados da Gripe A no município. Os outros pacientes já tiveram alta. 

Tendência

De acordo com relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, os casos de Influenza A no país tendem a diminuir. Entre 25 de abril e 22 de agosto, foram notificados 30.854 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Brasil, ou simplesmente casos graves. Do total, 6.100 tiveram confirmação laboratorial para influenza, sendo 5.206 (85,3%) positivos para o novo vírus A(H1N1).

O maior pico da doença ocorreu no período de 2 a 8 de agosto, quando foram investigados cerca de oito mil casos. Duas semanas após, essa taxa decresceu para cerca de quatro mil. Porém, segundo o Ministério da Saúde, não é possível prever um padrão, pois existem casos em investigação laboratorial ou que não tiveram as informações sobre a conclusão diagnóstica digitadas pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde no sistema de informação.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes