Comércio antecipa promoções devido à Copa do MundoEm dias de jogos do Brasil, a queda no volume de vendas chega a 30%, segundo informações do Sindicomércio

Aline Furtado
Repórter
29/6/2010

Mesmo com a recente chegada do inverno, no último dia 21 de junho, já é possível andar pelas ruas de Juiz de Fora e ver anúncios de promoções da coleção outono-inverno. As liquidações em época antecipada podem ser explicadas pela queda no volume de vendas provocada pela Copa do Mundo.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio (Sindicomércio) de Juiz de Fora, Emerson Beloti, os dados revelam que em dias de jogos do Brasil, os comerciantes registram queda de aproximadamente 30% nos negócios, já que a movimentação dos consumidores é menor tanto nas ruas, quanto nos shoppings.

"Isto reflete a realidade da grande maioria dos lojistas, visto que apenas alguns, como é o caso daqueles que trabalham com artigos esportivos, lucram muito neste período." Beloti afirma que, embora não tenha o percentual de queda referente a todo o mês em que é realizado o campeonato mundial, as vendas caem significativamente durante o período.

Para garantir as vendas, muitos comerciantes já anunciam produtos em promoção. "Em dia de jogos do Brasil, vendemos quase 50% menos do que em dias normais", afirma a vendedora de uma loja de roupas, Andréa Lopes Araújo. "O jeito foi começar a liquidar, já que esta é uma forma de chamar atenção do consumidor e garantir nosso faturamento do mês." Segundo ela, nos dias em que a seleção entra em campo às 11h, o prejuízo não é tão grande quanto nos jogos realizados às 15h30.

Vitrine com liquidaçãoA opinião de Andréa é compartilhada pela gerente de uma loja de calçados, Ana Clara Garcia. "Como fechamos a loja, perdemos muito. Diante disso, resolvemos antecipar a época de promoções, que geralmente acontecem no mês de julho." Para a gerente de uma loja de artigos em couro, Aline Romana, a queda no volume de vendas pode ser explicada pelo fato de as pessoas estarem com as atenções voltadas para o futebol.

Segundo Beloti, o menor número de vendas em época de Copa do Mundo pode ser atribuído a dois motivos. Um seria os horários diferenciados nos dias de jogos do Brasil. O outro motivo seria a transformação das pessoas em torcedores. "É um evento que paralisa o país. A população não está centrada no comércio." Para ele, o setor amarga mais prejuízo que a indústria. "O que a indústria não produz no momento das partidas, será produzido mais adiante. Isso não ocorre no comércio, ou seja, não há como repor as vendas depois."