População é orientada sobre cardiopatia cong?nita em JF

Por

Popula??o ? orientada sobre cardiopatia cong?nita em JF

População é orientada sobre cardiopatia congênita em Juiz de Fora

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
21/06/2014

Uma ação de conscientização sobre a cardiopatia congênita foi realizada na manhã deste sábado, 21 de junho, no Parque Halfeld. De acordo com o secretário de Saúde de Juiz de Fora, José Laerte, a incidência da enfermidade é de seis a cada mil crianças. "Se não tratada, as complicações podem levar à morte. É importante fazer o pré-natal com, no mínimo, seis consultas."

Segundo Larte, neste ano, um caso da doença foi detectato no município. "A criança foi encaminhada para Belo Horizonte para fazer o tratamento. Além desse, a cidade teve quatro casos que precisou de cirurgia. Quando isso acontece o tratamento é feito na Capital e o custo é muito alto. O ideal é que os pais fique atentos, evitando assim boa parte da angustia. "

A cardiopatia congênita é caracterizada por qualquer anormalidade apresentada na estrutura ou funcionalidade do coração. Pode ser detectada nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê, ainda no ventre materno. Decorre de alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca e pode levar anos para se manifestar.

Em Juiz de Fora, todos os hospitais em que se realizam partos, como Santa Casa de Misericórdia, Maternidade Therezinha de Jesus, Hospital Albert Sabin, Hospital Monte Sinai, HTO, o exame é feito em recém-nascidos. O teste do coraçãozinho consiste na realização de um conjunto de aferições executadas pelos profissionais médicos por intermédio do "oxímetro", aparelho que avalia as taxas de pulso, batimentos cardíacos e oxigenação sanguínea.

Sintomas da cardiopatia congênita

Em bebês

Pontas dos dedos ou os lábios roxos;
Transpiraçao excessiva e cansaço durante as mamadas;
Respiração acelerada enquanto descansa;
Pouco apetite associado a baixo ganho de peso;
Irritação frequente, sem consolo;

Em crianças

Cansaço em atividades físicas e dificuldade em acompanhar o ritmo dos amigos;
Não cresce e nao ganha peso de forma adequada;
Infecções respiratórias com frequência;
Lábios roxos e a pele mais pálida quando brinca muito;
Coração com ritmo acelerado (taquicardia).