RPG

Por

Role-Playing Game - RPG
JF j? possui uma Associa??o de RPG com cerca de 50 associados

S?lvia Zoche
Rep?rter
13/10/05

Adilson Amaral fala da import?ncia da presen?a dos pais quando os filhos jogam RPG e Diogo Carneiro conta como o RPG pode ajudar uma pessoa t?mida

RPG vem da express?o inglesa role-playing game que quer dizer jogo de interpreta??o de personagens. A brincadeira faz a cabe?a n?o s? da garotada, mas tamb?m dos marmanjos! Al?m de estimular a criatividade e a imagina??o, o jogo possibilita a reuni?o entre amigos. Parece um teatro com livros de regras para se jogar. O mais conhecido RPG, at? hoje, ? o Dungeons & Dragons (D&D), criado em 1974. Para divulgar o D&D, surgiu o desenho Caverna do Drag?o.

Mas, algumas pessoas possuem receio ao RPG, principalmente os pais, "por desconhecerem o conte?do e a forma como ? jogado'. ? o que diz a m?e, Stella Colucci (foto ao lado), logo que o filho, de 14 anos, Frederico Colucci chegou em casa falando sobre RPG. "Fiquei com medo sim, porque a gente n?o sabe de in?cio como s?o as hist?rias contadas, como ? o jogo. Mas depois assisti e acredito que os pais precisam agir conjuntamente com os filhos. O RPG ajuda muito no racioc?nio e estimula a leitura. Al?m do mais, os meninos com quem o meu filho brinca s?o pessoas boas, sei quem eles s?o", comenta.

Um dos integrantes da Associa??o RPG de Juiz de Fora e jogador de RPG h? 13 anos, Adilson Emanuel Castor Amaral (foto ao lado), considera importante a participa??o dos pais. "? bom que o pai entenda o que ?, venha com seus filhos ver e at? jogar e participar. A vida ? t?o corrida e o RPG ? uma boa maneira de ficar pr?ximo. Assim, o pai e a m?e ficam sabendo com quem o filho joga e que hist?rias est?o sendo contadas", diz Amaral.

O medo gerado em torno do RPG tamb?m surgiu depois da morte de pessoas neste jogo, noticiadas h? algum tempo na m?dia, como ocorreu em Ouro Preto (MG) e em Vit?ria (ES), mas Amaral lembra que nesses casos h? sempre alguma coisa que causa disc?rdia, como drogas, que nada tem a ver com o jogo.

O estudante de Psicologia e jogador de RPG h? 12 anos, Diogo Carneiro (foto ao lado), lembra que quem comete esses atos extremos vai agir assim n?o s? jogando RPG, mas em qualquer lugar. "Normalmente, s?o psic?ticos e que podem fazer o mesmo em uma festa, por exemplo. E o restante do grupo pode aceitar ou n?o andar com esta pessoa", alerta. Por isso, livros com hist?rias macabras, como a de vampiros, n?o atraem a aten??o dele.

Como, na opini?o de Diogo, o RPG "d? margem para aflorar alguma coisa", ele resolveu fazer sua monografia de fim de curso aliando o psicodrama e o RPG. "No jogo, as pessoas interpretam personagens e isso pode auxiliar a algumas no seu dia-a-dia fora do RPG. Uma pessoa que ? t?mida e interpreta um guerreiro no jogo, sente-se respeitado e pode ficar mais seguro tamb?m na vida real", exemplifica.

Como ? o jogo
Al?m das regras, existe o livro de hist?ria em que os jogadores seguem e criam as aventuras. Quem l? o roteiro ? chamado de mestre - alguns criam o pr?prio script sem precisar de livro. Os personagens da hist?ria s?o divididos em classes que, entre os mais simples, est?o o guerreiro, o sacerdote, o ladr?o e o mago - este ?ltimo ? o mais fraco. Mas existe a possibilidade de evolu??o, o que depende do sucesso que cada personagem ter? nas aventuras guiadas pelo mestre. A pontua??o segue crit?rios, mas o mestre tem certa liberdade para avaliar se h? merecimento nas a?es. H? tamb?m ra?as, como a ra?a dos an?es, dos elfos, dos humanos...

Existem v?rios estilos de RPG, como o fantasia medieval (entre os mais cotados), espacial, guerra, era vitoriana, gladiador e o gen?rico (cria??o de qualquer tema).

Al?m das regras e do roteiro, s?o necess?rios dados, que podem ser os comuns de seis lados ou dados mais especializados, como os icosaedros, com resultados de 1 a 20. O RPG ? jogado em um uma mesa, sem necessidade de tabuleiro. Quando h? combates, ? usado um mapa hexagonal para movimenta??o dos personagens no ambiente.

O diferente desse jogo ? que n?o ? preciso terminar a hist?ria no mesmo dia. Amaral diz que j? ficou seis anos jogando uma mesma hist?ria e fala que atrav?s do RPG descobriu "os melhores e maiores amigos".

Associa??o
H? tr?s meses foi criada uma associa??o em Juiz de Fora, RPGJF, para reunir, informar e difundir a pr?tica do RPG. Atualmente, 50 pessoas fazem parte. No encontro anual de jogadores de RPG, em Juiz de Fora, que aconteceu no dia 09 de outubro, a associa??o fez aproximadamente, 300 inscri?es de interessados em associar-se. "Queremos que as pessoas entendam o que ? o jogo, que perguntem, vejam como ?. Isso vai unir, tamb?m, os jogadores de RPG". A mensalidade - em torno de R$ 3 e R$ 5 - vai gerar carteirinha de associado, informativos, vale-compras entre outras a?es. "Vamos montar, inclusive, um site da associa??o", diz. Quem quiser, pode entrar em contato pelo telefone (32) 3234-5757 ou pelo email: taberna@acessa.com